segunda-feira, 17 de julho de 2023

Encerram hoje as inscrições para a segunda turma da Escola de Eletricistas em Imperatriz

 


Nesta segunda-feira (17), encerram-se as inscrições gratuitas para a segunda turma do programa Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial, em Imperatriz. O curso oferece formação completa para a profissão de eletricista, com carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental. Possui duração de 3 meses e meio e conta com ajuda de custo e mensalidades completamente custeadas pela Equatorial. 

Serão ofertadas 25 vagas para Imperatriz e as inscrições podem ser realizadas até às 23h59 desta segunda-feira, por meio do site do SENAI: https://encr.pw/MN1TC. A Equatorial Maranhão reforça que as inscrições poderão ser encerradas antes do horário previsto, pois obedece ao limite de 200 candidatos, por isso é importante ficar atento aos prazos e regulamento.

O processo seletivo será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva, para aqueles que atenderem aos requisitos estabelecidos no edital, será realizada no dia 20/07/2023. As aulas do curso profissionalizante terão início na data provável do dia 25/08/2023. Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anos, possuir diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B.

Escola de Eletricistas

A Escola de Eletricistas faz parte do E+ Profissional, projeto que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia e conta com o apoio do Programa de Eficiência Energética do Grupo, regulado pela ANEEL, com objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho no setor elétrico. Além de expandir a oferta de uma nova turma para Imperatriz, a Escola de Eletricistas contará com a execução de aulas práticas que serão realizadas em Centros de Treinamento (CT'S) que possuem redes elétricas didáticas que foram especialmente construídas para o curso profissionalizante.

Em 2022 foram concluídas duas turmas em São Luís, que formaram 47 novos eletricistas e 50% deles conseguiram emprego logo após a conclusão do curso. Este ano o projeto já está com duas turmas em andamento, sendo uma em São Luís e outra em Imperatriz, totalizando 4 turmas a serem concluídas em 2023.

53ª Expoimp: A maior feira agropecuária do estado encerra com balanço positivo


 

A 53ª Exposição Agropecuária de Imperatriz- Expoimp, encerrou neste último dia 16 com um balanço animador, fortalecendo o setor agropecuário da região e proporcionando um ambiente propício para negócios e entretenimento. Durante os 9 dias de realização, a feira reuniu produtores rurais, empresários, expositores, patrocinadores e o público em geral, destacando a força econômica da região.

Com mais de 300 mil visitantes, a Expoimp consolidou sua posição como um dos eventos mais aguardados do ano em Imperatriz. Criadores de diferentes raças de animais, empresários do setor agropecuário e industrial, profissionais do agro, imprensa, poder público, além de artistas renomados, contribuíram para o sucesso desta edição.

Fortalecimento do setor agropecuário - Um dos principais destaques da Expoimp foi a exposição de animais, que contou com exemplares de alta qualidade genética. Criadores de bovinos, equinos, caprinos e ovinos apresentaram seus melhores animais, demonstrando a excelência da pecuária local e a preocupação com a evolução genética dos rebanhos. O evento contou com 6 grandes leilões, atraindo investidores e compradores interessados em adquirir animais de alto valor genético.

Além da pecuária, a feira também valorizou o mercado agrícola e seus produtos. Foram diversos estandes distribuídos no Parque de Exposições, onde os mais de 400 expositores apresentaram maquinários agrícolas de última geração, insumos e tecnologias voltadas para o setor, evidenciando a importância do investimento em inovação para o aumento da produtividade e qualidade dos produtos agrícolas.

Capacitações, competições e entretenimento - A programação diversificada da feira proporcionou entretenimento para todos os gostos. Shows musicais com 9 atrações de renome nacional e artistas locais e o rodeio emocionante agitaram as noites no parque, enquanto competições como o Julgamento de raças, Cavalgada, Torneio Leiteiro, Prova do Tambor e a 1ª Prova de Marcha da Expoimp, mantiveram o público animado durante os dias, somando aproximadamente de R$ 200 mil em premiações. Além disso, mais 30 palestras técnicas, seminários e workshops abordaram temas relevantes para o setor agropecuário, oferecendo oportunidades de aprendizado aos participantes.

A Fazendinha Kids chegou a sua 2ª edição e apresentou ao público infantil da feira um espaço ampliado e reformado dividido em 7 setores, que proporcionou uma experiência lúdica e inclusiva com muito conforto aos pequenos. Durante todos os dias, as crianças vivenciaram brincadeiras, competições, apresentação com personagens infantis caracterizados, passeios dentro do parque de exposições além de contato com os animais de pequeno porte.



Oportunidades de negócios - A Expoimp também teve um impacto significativo na economia local. A presença de visitantes de outras regiões impulsionou o turismo, gerando demanda para hotéis, restaurantes e estabelecimentos comerciais. Estima-se que a feira tenha movimentado cerca de 1 bilhão e meio de reais durante os 9 dias de realização.

Além disso, linhas de créditos e financiamentos, como o Plano Safra, oferecidos pelas instituições financeiras que marcaram presença na feira, somaram cerca de 3,5 bilhões de reais para investimentos no setor agropecuário. Os negócios realizados durante o evento, movimentaram a economia, estimulando o crescimento econômico e abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento sustentável da região.

Com o sucesso desta edição a organização do evento já planeja novidades e aprimoramentos, visando fortalecer ainda mais o setor agropecuário de Imperatriz e região. “A Expoimp tem se consolidado como um espaço de negócios, conhecimento e diversão, impulsionando o desenvolvimento econômico e atraindo cada vez mais a atenção de visitantes e investidores. Acredito que nossa gestão deixa um legado importante para a região, destacando a relevância do setor agropecuário e a capacidade de promover o crescimento econômico e social. Nossa diretoria, expositores, patrocinadores e colaboradores podem se orgulhar do sucesso desta edição e esperamos ansiosamente pela próxima Expoimp, certos de que ela continuará contribuindo para o desenvolvimento da cidade e todo o estado do Maranhão”, finaliza Afonso Danda, presidente do Sinrural.

Sobre a EXPOIMP – Em sua 53ª edição, a Expoimp é a maior feira agropecuária da região e este ano aconteceu de 08 a 16 de julho no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. A programação contou com cursos, palestras, oficinas, leilões, shows, rodeios, torneios e muito mais. Em 2023, a Expoimp contou com o patrocínio da Suzano, Júpiter Internet, Fribal, Coca Cola, Matsuda, Porto do Itaqui e Grupo Mateus, e é realizada com apoio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Imperatriz, FAEMA, SENAR, SEBRAE e Grupo Mirante. A organização é do Sindicato Rural de Imperatriz com produção da Canal Grupo.


53ª Expoimp: Competições impulsionaram sucesso da feira este ano


 

Anualmente, a Expoimp – maior feira agropecuária da região – conta com uma programação diversificada e proporciona entretenimento para todos os públicos durante os dias de evento. As competições de diferentes modalidades estão entre as atrações que mais chamam a atenção dos visitantes e movimentam a feira. Tradicionalmente, o evento conta com várias disputas, como o torneio leiteiro, rodeio, julgamento de raças e prova do tambor. Nesta edição, a feira contou também com uma grande novidade: a prova de marcha.

Prova de Marcha

Novidade da 53ª edição da Expoimp, a prova de marcha tinha como objetivo selecionar os cavalos marchadores que possuíam as melhores performances de movimentação e desenvoltura. A competição foi dividida em categorias de idade e gênero, e ainda tipos de marchas específicas: Marcha Batida e Picada, que foram analisados por um time de jurados responsáveis pela avaliação dos andamentos e marchas dos cavalos. A prova aconteceu no Redondel do Sinrural nos dias 14 e 15 de julho, somando 40 mil reais em prêmios para os ganhadores.   

Modalidades Tradicionais

Torneio Leiteiro



O 26º Torneio Leiteiro da Expoimp reuniu 11 produtores e 23 animais na competição, tendo início no dia 12 de julho e seguindo até o dia 15 de julho, com premiação no valor de 70 mil reais – o maior da história. Na competição, os animais precisavam produzir a maior quantidade de leite durante um determinado tempo. Ao todo, foram realizadas seis ordenhas durante três dias de competição. Durante a cerimônia, quatro categorias foram avaliadas: Categoria Vaca Livre, Categoria 30 kg, Novilha Precoce e Vaca do Curral (produzidas e reproduzidas na fazenda). 

Confira o ranking dos animais vencedores em cada categoria:

Vaca Livre:

1º lugar: Vaca Mel (proprietário: Sílvio Romero)

Novilha Precoce:

1º lugar: Vaca Morgana (proprietário: Antônio Valter)

Vaca do Curral:

1º lugar: Vaca Floresta (proprietário: Adonei Magal)

Vaca 30 kg:

1º lugar: Vaca Beleu (proprietário: Dr. Jairo Farias)

 

Rodeio

Nesta modalidade, os competidores precisavam se manter equilibrados no touro ou no cavalo por no mínimo 8 segundos para acumular pontos durante os quatro dias de provas, e a soma destes números levaram os melhores para a final, que neste ano aconteceu no último sábado (15) e contou com mais de 15 mil reais em premiação para os vencedores. Durante cada exibição dos peões foram dadas notas pelos juízes, que julgaram o desempenho do touro ou cavalo e o estilo do cowboy. O peão Luís Dias foi o grande vencedor na categoria cavalos, com 230,25 pontos e o peão Sávio Pereira levou a melhor no touro, com 325 pontos. O rodeio é marca registrada da Expoimp e uma das atrações mais encantam o público. A abertura contou com a participação de competidores dos estados do Pará, Goiás, São Paulo e Maranhão.

Julgamento de raças

A competição consiste em avaliar a raça bovina dos produtores competidores, levando em consideração aspectos como musculatura, precocidade, porte e conformidade. Nesta edição, o julgamento de raças reuniu os maiores criadores da raça Tabapuã de diferentes regiões do Brasil, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Maranhão. A competição é dividida em categorias e os animais foram avaliados conforme (PO) Puros de Origem. O primeiro lugar ficou com o tratador Flávio Alexandre, vencedor da categoria Grande Campeão. Natural de Mato Grosso do Sul, Flávio viajou mais de 2 mil km para participar da competição.

Prova do Tambor

Montados em um cavalo, os competidores precisavam realizar uma corrida em volta de três tambores em uma arena. Na competição, os participantes deveriam ter agilidade e velocidade com o animal para contornar cada tambor em um giro de 360º graus. A modalidade exige sincronia entre o cavalo, a amazona ou cavaleiro. A prova foi realizada no dia 15 de julho, na Pista de Provas de Cavalos Eduardo Parente, e quatro categorias foram avaliadas: Categoria Aberta, Feminina, Jovem e Kids. A pequena Isadora Santos, de 9 anos, foi destaque na competição e venceu em 3 categorias.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...