sexta-feira, 9 de junho de 2023

Aberta a 40º edição dos Jogos Escolares Imperatrizenses




Com o tema "Tolerância e respeito as diferenças”, foi aberta a 40ª e histórica edição dos Jogos Escolares Imperatizenses (JEI's 2023). Cerimônia aconteceu na noite de quarta-feira (07), no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, com participação dos alunos inscritos e público que prestigiou o evento.

Uma noite marcada por envolvimento, realização de sonhos e incentivo ao desporto escolar. Assim foi marcada a abertura dos JEI's 2023, promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel) e Educação (Semed).

A cerimônia de abertura foi iniciada com a entrada de alunos/atletas carregando os pavilhões do Brasil, Maranhão, Imperatriz e dos JEI's 2023. Perfilados, todos ouviram os hinos nacional, estadual e municipal. Em seguida houve o acendimento da pira olímpica, pelo aluno Samuel Victor Pereira Trindade, da Escola Municipal Raimundo Corrêa, campeão maranhense e brasileiro de 2022, no atletismo, na modalidade arremesso de dardo.

Os Professores Ribeiro Neto e Giorvane de Pinho, dois protagonistas dos Jogos Escolares Maranhenses, que participaram de todas as edições, culminando com a 40ª Edição, conduziram a tocha até a pira olímpica, ocasião que a entregaram ao atleta Samuel Victor Pereira para o acendimento.

O secretário de Esporte, Luiz Gonzaga Pereira de Sousa, declarou abertos oficialmente os Jogos Escolares Imperatrizenses. O atleta Willas Benício Sales, da modalidade ciclismo, que ficou em 4º lugar nos Jogos Escolares Brasileiros, disputados no Rio de Janeiro em 2022, prestou juramento em nome de todos os atletas. A árbitra assistente na modalidade futebol de campo, Bia Lawrea Sousa Teixeira, prestou juramento representando todos os árbitros que trabalharão nos JEIs 2023. 

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destacou a edição histórica dos quarenta anos dos Jogos Escolares Imperatrizenses, como também a distribuição de uniformes pelo segundo ano consecutivo, a todos os alunos da rede municipal de ensino. “Hoje foi o ponto culminante de toda a preparação, o coroamento de um trabalho que vinha sendo feito incansavelmente nos últimos meses, nessa união feita entre a Sedel e Semed. São seis mil inscrições e desse quantitativo, são praticamente três mil alunos/atletas da rede municipal de ensino, que receberam o seu uniforme esportivo. Isso tudo a Prefeitura tem feito com as duas secretarias, para fomentar a educação e o esporte, até porque temos a certeza que o caminho de uma educação de qualidade, passa pela união no esporte, na educação, na inovação, e na tecnologia”.

O secretário de Esporte, Luiz Gonzaga Pereira de Souza, falou sobre o dia especial para o desporto imperatrizense, na abertura da edição histórica dos 40 JEIs: “Nos sentimos orgulhosos por estar vivendo esse dia tão especial para o esporte de nossa cidade. Não poderia deixar de agradecer o prefeito Assis Ramos, a parceria com a Secretaria de Educação, na pessoa do Secretário José Antonio, que tem sido um parceiro incansável para realização desse grandioso evento. Tudo isso é motivo de alegria, de orgulho em poder proporcionar ações como essa aqui no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, que tem tudo a ver com o esporte de nossa cidade. Vemos nos olhos dessas crianças a felicidade de estar participando, que para elas já é uma medalha conquistada”, pontuou.

Professor coordenador dos JEIs 2023, Pedro Antonio Pereira, lembrou que tudo começou no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, que era conhecido por Fiqueninho. “Depois de muita preparação, estamos vivenciando a largada de uma grande festa do esporte, os Jogos Escolares Imperatrizenses 2023. E que bom que estamos comemorando a 40ª edição, justamente aqui onde tudo começou. Quem não conhece o Fiqueninho? Aqui aconteceu a primeira edição e hoje está sendo aberta no mesmo local, a edição de 40 anos. É uma grande satisfação estarmos aqui, para testemunhar essa edição histórica e fazer parte”, enfatizou Pedro.

A abertura dos 40º Jogos Escolares Imperatrizenses (JEIs 2023), também foi recheada de emoção. O professor Hilton Luis da Silva, conhecido como "Guru", que faleceu recentemente, foi homenageado. Um vídeo foi exibido com depoimentos de ex-alunos e professores que conviveram com Guru, que deixou um legado no esporte imperatrizense, em especial nos Jogos Escolares.

Neste ano, mais de 120 escolas em um universo de 6 mil alunos participam da competição. As disputas já iniciaram hoje, nas categorias pré-mirim, mirim e infantil, na modalidade basquete. As disputas seguirão até o dia 20 de junho de 2023. A cerimônia também contou com apresentação do grupo de dança Tatajuba entre outras momentos marcantes.

Estiveram presentes na solenidade o secretário da Sedel, Luiz Gonzaga Pereira de Sousa, que também representou o prefeito Assis Ramos, da Semed, José Antonio Pereira, vereador João Silva, representando o presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Coordenador Geral dos JEIs 2023, professor Pedro Antonio, Capitão Diego Nascimento, representando o comandante do 50º BIS, Tenente Coronel Mendes Melo, Tenente Guimarães, representando o comandante do 3º BPM, Tenente Coronel Clodoaldo, entre outras autoridades.

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Inscrições para curso profissionalizante gratuito em Imperatriz foram prorrogadas

 


As inscrições para o curso profissionalizante do programa Escola de Eletricistas, do Grupo Equatorial em Imperatriz, foram prorrogadas e encerram nesta quinta-feira (08). O projeto é uma parceria com o Senai e tem como objetivo a formação de pessoas para atuação no setor de distribuição de energia elétrica e promover a inclusão no mercado de trabalho em São Luís e Imperatriz.

O curso e as inscrições acontecem de forma gratuita. Serão ofertadas 25 vagas para Imperatriz.  As inscrições poderão ser realizadas por meio do link: https://encr.pw/EscolaEletricistasMA ou no site do Senai MA. A Equatorial Maranhão reforça que o limite é de 200 candidatos (as) inscritos por localidade, por isso é importante ficar atento aos prazos das inscrições e regulamento.

Quem pode participar?

A capacitação é direcionada para jovens e adultos maiores de 18 anos que possuam diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva e dentro do prazo de validade. Além disso, inclusão e diversidade são marcas da Escola de Eletricistas que iniciou no ano passado criando uma oferta de 35% de vagas exclusivas para mulheres, mantida para esse ano. Ações como essa reforçam o compromisso do Grupo com a garantia da representatividade feminina e igualdade de gênero nas operações do setor elétrico.

Sobre o curso e oferta de ajuda de custo mensal

A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida, ampliando a empregabilidade dos participantes. A duração aproximada do programa é de três meses e meio e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação.

Funcionamento da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz

 


Com a gestão do Grupo Mercúrio / HSE – HSLZ, a Policlínica do Servidor Estadual em Imperatriz já está funcionando com força total, ajudando a descentralizar o atendimento de consultas e exames, exclusivamente voltada para servidores estaduais contribuintes do FUNBEN.

A nova e moderna unidade funciona no terceiro andar do Imperatriz Medical Center, no bairro Maranhão Novo. Lá podem ser feitos exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia, além de análises clinicas realizadas pelo Laboratório Lacmar, que conta com um dos mais modernos parques tecnológicos do país. E também, consultas nas seguintes especialidades: Clínica médica, pediatria, ginecologia, cardiologia, ortopedia, neurologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, nutrição e neurologia.

A Policlínica do Servidor funciona de segunda à sexta, sempre das 7h às 17H no Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão, N. 3650.

Rotary Club Imperatriz realiza Projeto “Conhecer para proteger” na Escola Municipal Leôncio Pires Dourado




Na quinta-feira, 1º de junho, o Rotary Club Imperatriz desenvolveu atividade na Escola Municipal Leôncio Pires Dourado, localizada na rua Pernambuco, nº 50, bairro Juçara.

Na instituição de ensino, o Rotary Club Imperatriz colocou em prática o Projeto “Conhecer para proteger”, constando de diversas ações, inclusive palestra sobre hanseníase, ministrada pelo médico sanitarista Padro Júlio.

A programação aconteceu pela manhã e à tarde. Os estudantes até montaram uma peça teatral. Eles ficaram informados que a hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria mycobaterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa, caracterizando-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

O nome da ação é “Conhecer para proteger”. Vai constar de várias atividades, inclusive palestra sobre hanseníase. O médico Pedro Júlio, especialista no assunto, há vários anos atuando na área, falará com os estudantes. As crianças receberão instruções sobre a doença cujos registros de novos casos continuam aumentando na cidade.

O Projeto “Conhecer para proteger” tem por objetivo fazer com que as crianças se informem sobre a hanseníase, levando esclarecimentos para seus pais sobre a doença cujos índices continuam aumentando em Imperatriz.

A Escola Leôncio Pires Dourado conta com 500 alunos, estudantes nos dois turnos – manhã e tarde. As atividades foram coordenadas pela professora Áurea Maria Monteze. Integrantes do Rotary Club Imperatriz participaram, comparecendo nos dois horários.

A professora Claudeny Alves de Sousa, coordenadora da escola, avaliou positivamente o trabalho realizado pelos rotarianos.

Caracterizado de médico, Pedro Lucas, 12 anos, estudante do 7º Ano A, destacou: “legal participar, o Rotary merece os nossos parabéns, pois estou aprendendo muito.

A presidente do Rotary Club Imperatriz, Joana Darc Medeiros de Morais também interagiu com os estudantes.  Foram distribuídos panfletos informativos sobre a hanseníase.

Lançado o uniforme esportivo para participação dos alunos nos Jogos Escolares 2023


 

Em um grande espetáculo, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), realizou nesta terça-feira (06) a apresentação dos uniformes dos alunos e professores participantes da 40ª edição dos Jogos Escolares Imperatrizenses (JEIs). Evento ocorreu no Anfiteatro José de Ribamar Fiquene, localizado na Avenida Pedro Neiva de Santana.

Mais de 3 mil atletas receberão equipagens nas cores: branca, azul e laranja para utilizarem nas disputas esportivas. Os alunos-atletas estão inscritos nas diversas modalidades oferecidas, nas categorias mirim, infantil e juvenil.

O prefeito Assis Ramos frisa o comprometimento da gestão municipal ao ensino, por meio das práticas esportivas. “Esporte é sempre sinônimo de alegria, de parabenizar nossa equipe campeã no ParaJems, aqui recebendo homenagem merecida e de destacar que os uniformes são mais um incentivo da nossa gestão para o desporto escolar a fim de alcançar grandes resultados, no esporte e na educação”, destaca 

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destaca que os uniformes permitem padronizar e identificar os alunos da rede municipal na competição. “Estamos ofertando para os alunos uniformes com nova roupagem para a 40ª edição do JEIs. Temos estudantes preparados para as competições e na certeza de que alcançaremos excelentes resultados”.  

As vestimentas foram apresentadas por modalidades, como o ciclismo, atletismo, futsal, basquetebol, com direito a exibição dos atletas em suas áreas de competição. “Os uniformes garantem a participação de todos os alunos em igualdade de condições dos Jogos Escolares Imperatrizenses”, destaca o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Luiz Gonzaga.

Além disso, os professores também apresentaram seus modelos para atuação na festividade. A solenidade de abertura do JEIs ocorre nesta quarta-feira (07), às 17h, no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, bairro Nova Imperatriz. 

O que parece simples, pode se tornar grave! Descubra os riscos à saúde causados pelo uso indiscriminado dos antibióticos

 


Quem nunca recebeu aquela dica do amigo para tomar um antibiótico e tratar uma dor de garganta ou ouvido? Isso é bem comum, certo? No entanto, muitas pessoas desconhecem que o uso de antibióticos sem prescrição médica pode ter consequências sérias para a saúde. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a automedicação é considerada um problema de saúde global, sendo uma das principais ameaças do século XXI. Inclusive, um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) realizado em 2019 concluiu que, até 2050, o uso indiscriminado de antibióticos poderá resultar em cerca de 10 milhões de mortes por ano.

ALERTA

A farmacêutica e docente do curso de Farmácia da Facimp Wyden, Maria Carolina, explica que esses medicamentos só devem ser utilizados após o diagnóstico médico. Ela alerta que, se os antibióticos forem utilizados com muita frequência, os microorganismos podem terminar criando resistência à medicação. “Esse tipo de medicamento é usado em casos de infecções fúngicas ou bacterianas. Se você usa sem prescrição, pode estar dificultando o seu próprio tratamento”, alerta.

Essa resistência cada vez maior do microrganismo pode levar à ineficácia dos medicamentos no combate às infecções, um processo perigoso e que torna o organismo mais vulnerável às ameaças fúngicas e bacterianas. “Além disso, o organismo fica sujeito a reações neurológicas, gastrointestinais, alérgicas, entre outros efeitos colaterais que são avaliados pelo profissional no momento da prescrição”, orienta a especialista.

MODO DE USAR

Maria Carolina compartilha algumas dicas para o uso ideal dos antibióticos, quando receitados por um profissional médico. Confira:

- Nunca use antibióticos sem a indicação do médico ou dentista, que são profissionais que possuem habilitação para prescrição;

- Utilize sempre a dose que foi prescrita e nos horários corretos;

- Respeite a duração adequada do tratamento e nunca pare antes do prazo indicado, mesmo que os sintomas tenham melhorado;

- Evite guardar sobras de antibióticos em casa, pois a quantidade geralmente não é suficiente para um novo tratamento.

Equatorial Maranhão informa sobre atendimento durante o Dia de Corpus Christi


 

A Equatorial Maranhão informa que na quinta-feira, 08, dia de Corpus Christi, as agências de atendimento presencial, os agentes credenciados e os postos de coleta do E+ Reciclagem funcionarão normalmente em todo o Maranhão, com exceção das cidades de: Imperatriz e Chapadinha, onde o feriado se manteve no calendário municipal.

Vale ressaltar que o atendimento nas agências presenciais da Distribuidora funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Já os postos do E+ Reciclagem funcionam de segunda a sábado, sendo de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.

Diante disso, a Equatorial reforça que os seus canais digitais funcionam 24h, todos os dias, inclusive nos feriados: o WhatsApp com a Assistente Virtual Clara, por meio do contato (98) 2055-0116 e o site www.equatorialenergia.com.br, onde é possível realizar diversos serviços, como solicitar religação, trocar titularidade, mudar data de vencimento e outras solicitações que podem ser feitas no conforto de casa.  Além disso, a Central de Atendimento 116 funciona todos os dias, com ligação gratuita.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...