quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Universidade de Imperatriz realiza primeiro simpósio de urgências clínicas

O evento acontece neste sábado (9) no auditório da Universidade Ceuma
Com o objetivo de promover aos futuros médicos e estudantes da área da saúde um maior conhecimento em situações de atendimento e propedêutica nas mais diversas situações e queixas, os alunos da turma M2 de medicina da Universidade Ceuma - Imperatriz realizam neste sábado (9), o primeiro simpósio de urgências e emergências clínicas.
O evento contará com seis profissionais formados na área medica, e abordará diversos assuntos como animação neonatal, abordagem ao paciente em parada no pronto socorro, os tipos de pneumotórax assim como o seu diagnostico e conduta, emergências hipertensivas na gestação, vias aéreas avançadas e intubação orotraqueal e o atendimento ao paciente no acidente vascular encefálico em fase aguda no pronto socorro. Todos esses temas são de extrema importância para a vivência médica dos alunos.
O aluno da turma M2 e presidente da comissão organizadora do evento, José Airton Bastos Júnior, fala de como surgiu à iniciativa de promover um evento com essa temática. “Na nossa vivência a gente percebe que muitos profissionais não sabem lidar com situações assim, então o intuito é realmente capacitar os acadêmicos e mostrar como funciona na realidade, as condutas que devem ser tomadas nessas situações para que a gente possa minimizar o sofrimento o paciente e realizar o nosso trabalho de forma segura“, disse. 
O simpósio será realizado neste sábado (9), a partir das 9h no auditório da Universidade Ceuma. O cadastramento será iniciado as 8h e o valor da inscrição é de R$ 25,00. As inscrições também podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSerVE3mElh3oPia1aEOMQryP36Jub5LYXzbPuDCoo6PahzHZw/viewform
Vestibular - Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina UNICEUMA - campus Imperatriz 2020. As inscrições podem ser realizadas através do endereço eletrônico https://www.extranet.ceuma.br/novoportal/vestibular/inscricao/2020/2/curso, o prazo segue até 11 de novembro. Ao todo, são disponibilizadas 50 vagas para o ingresso no primeiro semestre de 2020. As provas serão aplicadas no dia 17 de novembro, e o resultado dos candidatos aprovados será divulgado no dia 04 de dezembro no site www.ceuma.br, às 20h.
Assessoria de Imprensa

Equatorial Maranhão realiza ações de incentivo e cadastros no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica

benefício dá descontos de até 65% na conta de energia das famílias maranhense de baixa renda

O Programa Tarifa Social de Energia Elétrica foi criado pelo Governo Federal a fim de beneficiar as unidades residenciais de famílias com baixa renda. A iniciativa consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, para famílias com renda mensal de até meio salário mínimo, indígenas e quilombolas.
 
No intuito de atingir mais famílias que podem obter o benefício, a Equatorial Maranhão está realizando ações de incentivo e cadastros em algumas cidades do Sul do Estado. As ações visam orientar a comunidade sobre o cadastro do benefício e a importância em manter os dados atualizados junto ao CRAS. Os eventos são realizados em parceria com as Prefeituras e Secretárias de Desenvolvimento Social de cada município. A programação teve início na cidade de Porto Franco ainda em outubro e neste mês segue em outros municípios.

Confira as próximas datas e locais:

  • Dia 07/11 em Amarante do Maranhão e Campestre do Maranhão;
  • Dia 08/11 em Vila Nova dos Martírios e Imperatriz;
  • Dia 13/11 em São Francisco do Brejão;
  • Dia 14/11 em São João do Paraíso.

Quais os documentos necessários para realizar o cadastro ou renová-lo?

  • Última conta de energia;
  • O cartão do benefício com o Número de Inscrição Social – NIS, (caso não possua o NIS é necessário procurar a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, CRAS da cidade em que você reside);
  • RG e CPF;
  • No caso das famílias indígenas, a Carteira de Identidade pode ser substituída pelo Registro Administrativo de Nascimento do Indígena (RANI).
Os descontos podem ser de 10% a 65% na tarifa de energia elétrica, calculados e fixados pela ANEEL e variam de acordo com o consumo de energia elétrica de cada residência, sendo que as residências com menor consumo recebem maiores descontos. Além disso, a tarifa social é um incentivo ao cidadão para manter as faturas em dia, além de ter boas práticas de economia para não desperdiçar energia elétrica.


Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Obras de drenagem e recuperação de ruas avançam no Parque Alvorada II

Equipes trabalham na construção de drenagem profunda na Rua Tancredo Neves, Parque Alvorada II (Foto: Gil Carvalho)

Frentes de serviços melhoram tráfego de veículos e o escoamento de água pluvial
Equipes trabalham na construção de drenagem profunda na Rua Tancredo Neves, Parque Alvorada II (Foto: Gil Carvalho)
Com objetivo de melhorar o tráfego de veículos e de pedestres no Parque Alvorada II, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, concentra frentes de obras de drenagem profunda na Rua Tancredo Neves, cruzamento com a Alvorada.
De acordo com o coordenador de Obras, Joselito Sultepa, objetivo é construir mais de 60 metros de galeria para facilitar o escoamento de água pluvial, evitando o acúmulo de água no meio da via, além de melhorar às condições de acesso das ruas do bairro para o trânsito de veículos, especialmente dos serviços essenciais de limpeza pública, iluminação, segurança e de saúde.
“Prefeito Assis Ramos determinou que medidas fossem adotadas, principalmente depois das fortes chuvas no mês de abril deste ano que devastou várias ruas, deixando-as cheias de erosões e intransitáveis”, observou o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, que acompanha passo a passo o andamento dos serviços de recuperação das ruas do Parque Alvorada II.
Recuperação
Segundo ele, os trabalhos se concentram na recuperação das ruas São José, Sousa Lima e do Cacau, no Parque Alvorada II. Também está sendo construída obra de drenagem profunda na Rua Mário Bambila, no Parque Alvorada I. Meta é amenizar os transtornos causados durante o período chuvoso, evitando pontos de alagamentos no bairro.
Jackson Araújo, que mora na Rua Alvorada, vê com alegria os trabalhos de drenagem e de recuperação das ruas do bairro, medida que visa oferecer mais qualidade de vida à comunidade, evitando o acúmulo de água que se transforma em foco de doenças.

Sinrural e Senar realizam cursos de capacitação para produtores rurais

Durante o segundo semestre do ano, o Sinrural (Sindicato Rural de Imperatriz) em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), está realizando diversos treinamentos direcionados à capacitação dos produtores rurais da região tocantina. O objetivo principal dos cursos é fornecer formação profissional para os trabalhadores e produtores rurais, além de contribuir para o desenvolvimento eficiente do campo. 
Na ultima semana, entre os dias 28 e 31 de outubro, aconteceu o curso “Manejo e Recuperação de Pastagens”, esse é o quarto de um total de oito treinamentos promovidos pelo Sinrural e Senar.
O Engenheiro Agrônomo, Wesley Leite Matos, ministrante da parte técnica do curso falou do compromisso em compartilhar e agregar no segmento do agronegócio que aumenta na nossa região. “O nosso objetivo é agregar junto com os técnicos e com os profissionais da aérea, para ter um bom posicionamento e saber o que melhor se adequa na realidade de cada produtor através do conhecimento, visando sempre diminuir os erros e aumentar a rentabilidade do produtor”, explica.
Segundo a instrutora do Senar, Erica Silva Figueiredo, o tema do curso é muito importante, pois existe uma necessidade no país de recuperação dessas áreas. “O Senar, tem esse tipo de curso com o intuito de conscientizar os produtores, como forma de levar a educação e o conhecimento e assim mudar a rotina deles e adquirir um manejo mais saudável para as pastagens e isso se reflete em produtividade”, afirma.
A instrutora ainda falou do aumento significativo no número de mulheres em busca de profissionalização nessa área. “Cada dia mais as mulheres estão se interessando, não só por ser a esposa ou a filha do produtor, mas em poder exercer um papel de decisão dentro da propriedade e para isso é necessário conhecimento, e nesse sentido as mulheres são até mais criteriosas que os homens”, disse. 
Um dos participantes do treinamento, o produtor rural, Mateus Leite, fala da importância de cursos assim para a vida profissional do produtor. “A gente pode ver tanto na teoria quanto na pratica as melhores formas de estabelecer, recuperar e manejar uma pastagem, isso sem dúvida agrega muito na pratica do nosso dia-a-dia”, afirma.  
Os cursos são totalmente gratuitos e as vagas são limitadas. As inscrições são feitas presencialmente na sede do Sinrural localizada no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva e os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de endereço.

Relação de treinamentos.
TREINAMENTO
MIN. DE VAGAS
MAX. DE VAGAS
IDADE MÍNIMA
CARGA HORÁRIA
HORÁRIO
LOCAL
DATAS
Equideocultura doma racional
10
12
18
40
Manhã: 
8h à 12h
Tarde:
14h à 18h
Parque de Exposições
04 a 08 de novembro de 2019 
Equideocultura Ferrageamento e Casqueamento
10
12
18
40
Manhã: 
8h à 12h
Tarde:
14h à 18h
Parque de Exposições
25 a 29 de novembro de 2019
Equideocultura rédeas
10
12
18
40
Manhã: 
8h à 12h
Tarde:
14h à 18h
Parque de Exposições
02 a 06 de dezembro de 2019
NR 31.8 Segurança no trabalho - Aplicação de agrotóxico 
10
20
18
20
Manhã: 
8h à 12h
Tarde:
14h à 18h
Parque de Exposições
16 a 20 de dezembro de 2019


Assessoria de Imprensa

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...