quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Sistema B é tema de debate on-line e gratuito

 



Como as empresas podem contribuir para pautas fundamentais como a preservação do meio ambiente e o enfrentamento aos problemas sociais? Uma das respostas para essa pergunta é o Sistema B, um movimento global que dissemina o desenvolvimento sustentável por meio do compromisso de empresas a serem melhores para o mundo. Dentro desse sistema estão as comunidades B, que trabalham para a construção e fortalecimento do ecossistema B para uma nova economia - mais inclusiva e sustentável. Atualmente, são mais de 3,6 mil empresas que fazem parte do Sistema B, sendo 186 no Brasil e quatro empresas B, além de duas pendentes - ou seja, em seu primeiro ano de atuação - no Paraná.

O colíder da Comunidade B Paraná, Paulo Cruz Filho, explica que esse movimento reúne empresas que criam uma rede mundial focada em impacto. "Empresas com práticas incorporadas no modelo de negócio que atuam com impacto social, pensando na comunidade local, nos colaboradores e no meio ambiente. Organizações que estão interessada em entender melhor seu propósito e como fazer negócios gerando um impacto positivo, assumindo a responsabilidade pelos efeitos que elas geram e fazendo algo em relação a isso", afirma.

Quem tiver interesse em saber como fazer parte dessa comunidade, quais as vantagens para a empresa, para o meio ambiente e para a sociedade, a Facop (Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities) promove, na próxima quinta-feira, 3 de dezembro, às 11h, um encontro com Paulo Cruz Filho. O evento é gratuito e transmitido ao vivo no canal do Youtube da Facop (facop.oficial). "Falaremos sobre o Sistema B e a ferramenta que ele traz para colocar na prática tudo o que se relaciona ao impacto social das organizações”, adianta o colíder do movimento.

O encontro encerra um ano de discussões levantadas pela Facop sobre Responsabilidade Social Empresarial. Para a superintendente executiva da Facop, Cássia Almeida, “o objetivo das discussões é promover a sustentabilidade, a integridade, o compliance e os impactos na cadeia de valor sem perder o olhar para o lucro, tão necessário para as empresas. É importante reconhecer que os negócios têm impacto na sociedade, no meio ambiente e em toda a cadeia em que estão inseridos, assim como nos resultados financeiros e na própria perenidade. Por exemplo, empresas que adotam as práticas de desenvolvimento sustentável precisam exigir que seus fornecedores também o façam, caso contrário seu resultado final de entrega ao cliente não estará de acordo com a postura que pregam”.

Serviço

Encontro Facop sobre Responsabilidade Social Empresarial: Sistema B, com Paulo Cruz Filho

3 de dezembro de 2020, às 11h, no Youtube da Facop (facop.oficial)

Evento on-line e gratuito

Primeira feira cidadã da Lagoa Verde acontece neste sábado, 5

 

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, realiza neste sábado, 05, a primeira Feira Cidadã da Lagoa Verde.

Ação será fixa no povoado todos os sábados a cada quinze dias e disponibilizará para a comunidade produtos de artesanato, vestuário, alimentação, hortifrúti, cosméticos, produtos naturais, entre outros.

O projeto contará com 25 vendedores locais que estarão comercializando seus produtos de forma ordenada, cada um em sua barraca disponibilizada pela Prefeitura. Iniciativa seguirá todos os protocolos de segurança para a não proliferação da Covid-19.

O secretário Wilson Filho, explica que o objetivo da feira é gerar renda e emprego aos pequenos empreendedores locais.

“Nós sabemos o quanto é difícil começar, ter um local bom, agradável para a venda de qualquer produto, e a Sedec juntamente com outros órgãos parceiros está possibilitando que a população tenha esse incentivo e oportunidade”, destaca.

Ainda de acordo com o secretário, todos os feirantes são moradores da Lagoa Verde, e passaram por capacitação em áreas como manipulação de alimentos, atendimento, empreendedorismo e acesso ao crédito. A Feira ocorre na praça JK, a partir das 18h e vai até às 22h.

Pepernoten: o biscoito que inunda a Holanda próximo ao Natal

 



O início de dezembro marca um período muito especial para a cultura holandesa. A celebração Sinterklaas (São Nicolau), que começa em novembro, dura semanas e termina na Pakjesavond, dia 5 de dezembro, com a noite dos presentes, marca o final de ano holandês. O auge dessa celebração é marcado pela presença do Sint, que, vestido de vermelho, com seu cavalo branco chamado de Amerigo, visita as criancinhas comportadas para deixar um presente.

Para dar início à mais importante tradição holandesa, São Nicolau chega ao país em um navio a vapor vindo da Espanha. A celebração exige uma grande preparação, pois o Sint é recebido no porto e, acompanhado de seus Pieten, vai até uma cidade na Holanda, anteriormente escolhida. O evento é nacional e atrai multidões, sendo televisionado ao vivo.

Sint é recebido pelo prefeito da cidade e, durante um desfile pelo local, os Zwarte Pieten distribuem biscoitinhos e um mix de docinhos típicos da época para as crianças. Ao longo de todo o período da festividade, os Pieten distribuem todas as noites schoencadeautjes, que são os “presentinhos do sapato” nas casas.

O Natal, como os brasileiros conhecem, também é comemorado na Holanda. Porém, depois de tanta festividade, a data tem uma conotação mais espiritual e familiar.

Da Holanda para o Brasil

Moradora de Arapoti, região em que a cultura holandesa predomina, Femmy de Groot afirma que a comemoração da data se mantém em sua casa até os dias de hoje. “Nós comemoramos sempre o dia 5 de dezembro, aniversário de Sinterklaas. Nesse dia, crianças menores ganham presentes e os adultos preparam os pepernoten em suas próprias casas”, diz.

“Os pepernoten, também conhecidos como kruidnoten, são bolachas pequenas feitas com um pouco de pimenta, servidas no período anterior e durante as celebrações de Sinterklaas na Holanda, assim como em outros lugares onde a festa típica acontece, como nas colônias holandesas”, conta a coordenadora da Associação Cultural Brasil Holanda, Marina van der Vinne. A denominação Pepernoten pode ser traduzida como "noz apimentada", a palavra 'peper' significa pimenta, porque algumas receitas usam esse ingrediente, mas a maioria usa principalmente especiarias conhecidas como ‘speculaaskruiden’. Os pepernoten têm um tamanho parecido com uma noz ('noot' significa noz em neerlandês).

“Com o passar do tempo, a receita foi ganhando adaptações, de acordo com os gostos e ingredientes utilizados por cada família”, comenta Cleonir Vitorio Ongaratto, coordenador de negócios do moinho da Herança Holandesa que tem uma receita tradicional do pepernoten, para quem quiser experimentar fazer em casa.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo Herança Holandesa 
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de cravo em pó
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 colher de pimenta
  • 2 colheres de manteiga
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 50 gramas de schenkstroop- pode ser substituído por melado
  • 1 colher de sal

Modo de preparo:

Misture a farinha, o fermento e as especiarias numa tigela. Em uma panela, derreta a manteiga com o açúcar mascavo, o mel e o sal, e mexa até que a manteiga esteja derretida e bem incorporada.

Junte a mistura de farinha com a manteiga derretida e mexa bem até formar uma massa macia. Deixe esfriar num lugar fresco por 2 horas. 

Pré-aqueça o forno em 180 °C. Faça rolos com a massa de 0,5 cm de espessura e fatie, produzindo os mini cookies.

Distribua-os numa forma forrada com papel manteiga e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, posicionando a forma no meio do forno. Tire do forno e deixe-os esfriar sobre uma grade.

Potiguar lança promoção em parceria com a Suvinil


 

O Grupo Potiguar em parceria com a marca de tintas Suvinil lançou uma promoção para premiar clientes que fizerem compras até o dia 16 de janeiro. A campanha “Pinta Que Dá Sorte” é válida para clientes de todas as lojas Potiguar de São Luís e Imperatriz e vai sortear 20 mil em prêmios.

 

Cada R$ 350,00 em compras de produtos Suvinil dá direito a um cupom. No dia 18 de janeiro será realizado o sorteio. No total serão sorteados quatro vale compras, cada um no valor de R$ 5.000,00; para uso exclusivo em compras nas lojas Potiguar participantes da promoção, no prazo de 180 dias contados do seu recebimentoEis a oportunidade de dar aquela renovada na cada para o fim de ano e ainda com chances de lucrar. A loja Potiguar Imperatriz está localizada na Rodovia BR-010, Km 252 - Coco Grande (entrada da Vila Cafeteira).

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...