sexta-feira, 14 de maio de 2021

Semana de combate ao abuso e exploração sexual infantil tem início em Imperatriz



 Entre os dia 17 e 21 de maio ocorre a Semana de combate e enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Com o objetivo de fortalecer a luta contra esse crime, a campanha é nacional e seu dia D é na próxima terça-feira, 18 de maio. A rede de enfrentamento inclui o Centro de Referência Especializada de Assistência Social- Creas e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Sedes que prepararam uma vasta programação. 

Janaína Ramos, secretária da Sedes, ressalta que esta é uma das datas mais importantes na agenda do país. “Quando o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes atinge o direito e o desenvolvimento saudável das novas gerações. O tema, além de prioritário, figura entre os mais desafiantes da agenda social do país. Está na lei: criança e o adolescente são pessoas em condição peculiar de desenvolvimento. É absolutamente prioritário o atendimento das suas necessidades. A família, a sociedade e o Estado são responsáveis pela garantia desses direitos. Criança nasceu pra ser amada e não abusada! Disque 100, denuncie!” incentivou. 

A coordenadora do Creas, Jucilene Reis, conta com a participação de todos nessa luta. “As mobilizações em todo o país buscam conscientizar a sociedade para o enfrentamento dessa questão. Participe desse esforço. Aqui em Imperatriz esse cenário também é assustador, nossas crianças e adolescentes estão expostos. Por isso, a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social, CREAS, convocam a todos para combater essa chaga”, convocou.

Como surgiu a data?

A data foi escolhida em memória do “Caso Araceli”, crime que aconteceu em 18 de maio de 1973 e na época chocou o país. Araceli Crespo era uma garota de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada na cidade de Vitória, no Espírito Santo. O Dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.


Suzano vende 2,9 milhões de toneladas de celulose e papéis no primeiro trimestre de 2021

 Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, comercializou 2,9 milhões de toneladas de celulose e diferentes tipos de papéis no primeiro trimestre de 2021. Os dados constam no balanço trimestral da Suzano, a maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina. 

As vendas de celulose totalizaram 2,6 milhões de toneladas. A celulose é a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos como papéis sanitários, embalagens, fraldas, máscaras e papéis de imprimir e escrever em geral, entre outros itens essenciais para o dia a dia das pessoas. No segmento de papéis, as vendas atingiram 291 mil toneladas. 


A receita líquida da Suzano com a comercialização de celulose e papéis totalizou R$ 8,9 bilhões entre janeiro e março, impulsionada pelo forte volume de vendas, pela recuperação dos preços da celulose no mercado internacional e pelo câmbio favorável à exportação.  


A Suzano opera em 11 fábricas no Brasil, incluindo a Unidade Imperatriz, no Maranhão, onde são produzidos 1,65 milhão de toneladas de celulose e 60 mil toneladas de papéis sanitários. Outro destaque positivo do trimestre foi registrado na linha de custos. O custo caixa de celulose, indicador que dimensiona a competitividade produtiva da companhia, ficou em R$ 623 por por tonelada (excluindo paradas), alta de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A geração de caixa operacional, por sua vez, cresceu 66% em igual comparação e atingiu R$ 3,9 bilhões no trimestre. 


A forte capacidade de geração de caixa operacional contribui para a decisão da companhia de implementar um novo ciclo de expansão. A Suzano anuncia nesta semana o projeto de construção de uma fábrica de celulose no município de Ribas do Rio Pardo (MS), com capacidade instalada de 2,3 milhões de toneladas anuais. A unidade demandará investimento industrial de R$ 14,7 bilhões. Sua instalação ainda está sujeita ao cumprimento de condições precedentes. 


Com o anúncio do projeto, a Suzano revisa de R$ 4,9 bilhões para R$ 6,2 bilhões a previsão de investimentos de 2021. “Os resultados do primeiro trimestre de 2021 reforçam mais uma vez a competitividade da Suzano e nosso potencial de geração de caixa, apoiado neste momento por um movimento de recuperação dos preços internacionais da celulose. O avanço positivo na desalavancagem e a continuidade desta tendência representam o motor propulsor para o anúncio da fábrica de Ribas do Rio Pardo, um dos maiores investimentos privados do Brasil na atualidade”, afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka. 


Sobre a Suzano - A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 


Festival do porcelanato Potiguar




Já começou em todas as lojas do Grupo Potiguar de São Luís e Imperatriz o Festival de Porcelanato Potiguar; com diversas promoções para quem quiser aproveitar para construir ou reformar com economia. 


Vale lembrar que o porcelanato é o revestimento mais desejado por todos, e também o preferido de arquitetos. Ele oferece funcionalidade, beleza, resistência e economia. E uma grande variedade de cores, texturas e acabamentos. Há diversos modelos no mercado, que vão desde os tipos lisos aos marmorizados e amadeirados. Outra vantagem é que ele reproduz materiais nobres como o mármore a preços mais acessíveis. E é de fácil instalação. 


E com bom gosto e criatividade, esse revestimento elegante também tem sido usado como painel de paredes, ou como opção de material para mesas e bancadas; fachadas e onde mais a imaginação mandar. E pela sua praticidade, em tempos de pandemia destaca-se também a sua maior eficiência na higienização e manutenção; pois permite a aplicação de produtos desinfetantes e bactericidas líquidos. 


Representantes do Mateus e Assaí buscam apoio da Câmara no aumento da geração de emprego e renda para o município


 Na manhã desta terça, 11 de maio, foram recebidos no gabinete da presidência da Câmara Municipal, os representantes Ricardo Sá (Mateus) e Claudemir Souza (Assaí), acompanhados do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Pr. Wilson Filho e seu Adjunto Anderson Rodrigues, que conversaram sobre os investimentos na região com o Presidente Alberto Sousa (PDT). 

De acordo com o Claudemir, os dirigentes do Assaí estão gostando tanto da cidade, que querem construir uma Central de Distribuição (CD) do grupo em Imperatriz, para melhorar a arrecadação do município e aumentar a geração de emprego e renda. Atualmente são mais de 500 empregos diretos e indiretos neste primeiro investimento. 

O Assaí está expandindo para o Brasil inteiro com foco no Norte e Nordeste. Serão mais 28 lojas abertas somente em 2021. Hoje são 186 e a previsão é que 30 lojas a cada ano irão inaugurar, nos próximos 5 anos. 

“Inauguramos lojas durante a pandemia. Para fazer isso em um período como este em que vivemos, requer muita coragem e fé. Uma das maiores dificuldades que temos enfrentado é acesso, por ser BR e não existir uma rotatória, muitos acidentes tem ocorrido. E não só nós, mas várias empresas que funcionam naquele setor e vão abrir, estão na mesma situação. Temos o projeto para facilitar o acesso, mas precisamos do apoio da Prefeitura e do Legislativo. Também estamos de portas abertas, para ajudar instituições, através de ações sociais, mas precisamos do direcionamento para levar as doações para quem precisa”, informou o representante. 

O Presidente Alberto Sousa declarou que, é uma das pessoas que mais acredita na independência através de emprego, da renda e que com o recuo da pandemia a economia irá acelerar, enquanto essas questões de logística, se tornarão primordiais nos próximos meses. 

“Precisamos ter esse sentimento, esse desejo. Estou vereador, mas sou vendedor. Todos são vendedores de algo neste planeta. Alguém tem que vender para colocar o pão na mesa. Eu não paro, gero muito emprego e renda e é isso que importa neste momento difícil de altos e baixos da economia. A câmara está 100% a disposição do que precisarem. Temos que entender que a dignidade da pessoa humana passa pelo comércio. O Mateus e o Assaí têm nosso carinho, nosso respeito, pois são responsáveis por dar dignidade as pessoas através do trabalho”, disse. 

Enquanto conversava, agendou com o secretário de trânsito, Leandro Braga para resolver essa problemática, que irá trazer um bem maior para os clientes, a sociedade e os colaboradores. Propôs inclusive ir em loco averiguar esse quadro. 

Ficou marcada uma segunda reunião, para a próxima sexta com a participação do DNIT e as secretarias do município: SINFRA (Infraestrutura), SETRAN (trânsito), SEDEC (Desenvolvimento Econômico) e SEDES (Desenvolvimento Social), juntamente com os vereadores, para estreitarem os laços do poder público com o privado, se colocando a serviço do que foram eleitos para fazer, pois tudo isto passa diretamente pela Câmara e pela Prefeitura. 


segunda-feira, 10 de maio de 2021

Setor de limpeza abre mais de mil vagas durante a pandemia



Mudam os tempos, muda a forma de trabalhar, mas o setor de asseio e conservação do Paraná segue contratando em meio à crise gerada pela pandemia de Covid-19. Em 2020, a Central de Empregos da Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (Facop) precisou adaptar os meios de atendimentos e passou a realizar encaminhamentos on-line, via WhatasApp. Mesmo assim, a unidade registrou mais de mil vagas e ajudou a fechar mais de 830 contratações ao longo do ano passado. Entre janeiro e março deste ano a Central já registrou 300 vagas, que se renovam diariamente.

Para a coordenadora da Central de Empregos Facop, Kelly Gutervil, os números demonstram a capacidade do setor de se reinventar diante das circunstâncias adversas deste período. “Quando a pandemia começou, tínhamos um formato de trabalho completamente diferente do que temos agora. Apesar dos desafios, tem sido muito gratificante continuar fazendo essa ponte entre trabalhadores e empresas em um novo formato, atendendo pelo WhatsApp para garantir a saúde e a segurança de todos”, declara. Em 2020, o governo federal considerou a limpeza uma atividade essencial no enfrentamento à Covid-19. Os profissionais do setor não pararam de trabalhar e, em muitos casos, têm estado na linha de frente do combate à doença.

Capacitação é diferencial em tempos de crise

Em 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou uma queda de 4,1%, na comparação com o ano anterior. Foi o maior recuo da série histórica, iniciada em 1996. Outros indicadores econômicos ficaram igualmente negativos, como o número de desempregados, que fechou o ano em 14,1 milhões de pessoas. Diante desse cenário, ser um trabalhador capacitado é um dos diferenciais para disputar uma vaga no mercado de trabalho – inclusive no setor de limpeza.

Kelly explica que, na hora da contratação, a experiência e o conhecimento técnico da função são fatores levados em conta pelos empregadores. “Neste momento de adaptações, muitas vezes a empresa não tem tempo para ensinar o colaborador desde o princípio. Então, quanto mais conhecimento das técnicas, equipamentos e produtos o candidato à vaga tiver, maiores as chances de contratação. Profissionais que têm em seu currículo cursos e treinamentos já concluídos saem muito à frente dos demais”, ressalta.

Fundada em 2002, a própria Facop oferece capacitação profissional para trabalhadores do asseio e conservação. Embora os cursos presenciais estejam temporariamente suspensos devido à pandemia, a Universidade Corporativa Facop (https://universidadecorporativa.facop.org.br) tem à disposição nove cursos on-line,  especialmente desenvolvidos para o setor. Trabalhadores do setor de asseio e conservação do Paraná tem acesso gratuito às capacitações, enquanto os demais interessados fazem um investimento fixo de R$ 19,90. As aulas, com legendas em inglês e espanhol, podem ser acessadas de qualquer lugar e dão direito a certificado de conclusão. Além disso, a Facop disponibiliza uma biblioteca on-line com conteúdos gratuitos nos mais diversos formatos e atualizados constantemente.

Sobre a Facop

A Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (FACOP) é o resultado da união dos sindicatos patronal (SEAC-PR) e laboral (Siemaco) do setor do asseio e conservação. Ela funciona com três unidades de negócio - Centro de Educação Profissional Nahyr Kalckmann de Arruda (CEPNKA), Central de Empregos, e SESMT Coletivo - de modo a prestar apoio ao setor na capacitação, encaminhamento para vagas de emprego e medicina e segurança do trabalho. A Facop trabalha com a educação e a profissionalização como ferramenta para a emancipação social e a melhoria constante dos serviços oferecidos pelas empresas. Desde sua fundação, em 2002, já são mais de 70 mil certificados emitidos pela instituição. Em breve, a Facop vai lançar o primeiro Museu da Limpeza Profissional em todo o mundo, que conta a história do setor.

Bandeira Tarifária vermelha para o mês de maio


 

A bandeira tarifária determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o mês de maio será vermelha patamar 1, com custo de R$ 4,169 para cada 100kWh consumidos. Essa mudança traz um alerta aos consumidores, que devem ficar atentos e precisam utilizar a energia elétrica de maneira eficiente evitando desperdícios.


A Gerente de Regulação e Mercado da Equatorial Maranhão, Rafaela Moreira, informa sobre essa condição e traz as principais dicas de economia para que o consumidor não sinta tanta diferença no valor da conta de energia. “De acordo com a ANEEL, esse acionamento da bandeira tarifária vermelha se dá devido ao baixo índice pluviométrico do mês de abril e ao início do período seco, a partir de maio, nas regiões onde estão as maiores bacias hidrográficas do País. Com isso, a ANEEL sinaliza mais uma vez para os consumidores que o custo de geração do Brasil está elevado, e que se faz necessário o uso eficiente da energia elétrica. E nós continuamos orientando aos consumidores que evitem o desperdício e os equipamentos que são vilões do consumo. Com isso é possível reduzir o efeito do aumento da conta de energia e ajudar o sistema elétrico como um todo’, destacou Rafaela.


Confira as dicas para evitar desperdícios e economizar energia em casa:

1-  Durante os trabalhos em home office, fique em lugares abertos da casa, a fim evitar o uso do ventilador e de lâmpadas durante o dia. Faça de tudo para aproveitar a luz natural. Mas, caso precise acender as luzes, vale a dica: as lâmpadas de LED são as melhores opções, portanto aproveite para trocar as fluorescentes por elas; 

  

2- Se você precisa utilizar o ar-condicionado em seu ambiente de trabalho e estudo, é importante optar pela tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. Coloque sempre na temperatura 23º e sempre programe um horário para desligar; 

  

3- Se a TV não estiver sendo utilizada naquele momento, não deixe no modo stand-by, pois ainda assim consome energiao melhor é desligar. Agora se seu caso é de assistir televisão e cair no sono, é importante programar para que ela desligue automaticamente; 

  

4-  Quem trabalha utilizando notebooks precisa estar atento também e manter o equipamento na tomada somente nos momentos necessários e desligar quando não for mais utilizar; 

  

5-  Sobre a geladeira, a recomendação é abrir somente quando necessário para evitar a troca de calor constante, o que faz com que o compressor funcione mais e gaste mais energia. Verifique a borracha de vedação da porta, que caso esteja folgada ou descolando, o consumo de energia pode aumentar bastante. Hoje em dia o mercado também já disponibiliza modelos inverter para refrigeradores; 

  

6-  Em relação ao uso de carregadores de celular, é importante não deixar os aparelhos carregando a noite toda, pois com pouco menos de duas horas eles estão com 100% da bateria carregada. Não deixe também os carregadores conectados 24h na tomada sem o aparelho, “para facilitar”. Ligue apenas no momento de carregar. Essas práticas provocam grandes desperdícios de energia; 

  

7- Utilizar sempre os equipamentos que possuam o Selo A Procel de eficiência, que indica o consumo do aparelho e que ele consome menos energia. 

 

8- Acumule a maior quantidade possível de roupas para lavar e passar de uma única vez.

Facimp inaugura escritório modelo para promover projetos de arquitetura gratuitos junto à comunidade



           Segundo dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), 85% dos brasileiros que construíram ou reformaram um imóvel nunca contrataram arquitetos ou engenheiros. Pensando nisso, principalmente nas pessoas que optam por não contratarem esse profissional por falta de oportunidade financeira, o Núcleo de Engenharia da Facimp inaugura o “Escritório Modelo” dos cursos de arquitetura, urbanismo e design, com o objetivo de promover esses projetos gratuitos junto à comunidade.

A atividade acontece por meio de uma extensão dos cursos do núcleo, permitindo ao aluno complementar sua formação acadêmica e desenvolver suas práticas profissionais na área.

No momento, o atendimento será feito à distância por conta da pandemia da covid-19, cumprindo com as recomendações dos órgãos de saúde. A pessoa que tiver o interesse no desenvolvimento de seu projeto de arquitetura junto à faculdade, pode entrar em contato pelo e-mailesquadro.emaud@outlook.com e solicitar o agendamento.

“O “Escritório Modelo” permite aos alunos ficarem mais autônomos e focados na lógica do mercado de trabalho e futuro profissional. A ação de extensão acadêmica promove o trabalho coletivo entre alunos e professores, como também no exercício multidisciplinar com as práticas e técnicas para a comunidade da região”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Arquitetura da Facimp, Isadora Veloso.

Tathyara Melo, professora responsável pelo projeto, acrescenta que o “Escritório Modelo” tem como foco o desenvolvimento social com a comunidade e aperfeiçoar a formação do aluno com ações práticas de projeto, planejamento urbano, paisagismo e outros, sem fins lucrativos.

Atendimento para manutenção de iluminação pública passa a funcionar 24 horas


O serviço de manutenção de iluminação pública para substituição de lâmpadas queimadas e/ou defeituosas prestado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, passa a funcionar 24 horas. É o que informa o superintendente de Iluminação Pública, Francisco Vaz.

Segundo ele, a medida adotada pelo município tem objetivo de atender a grande demanda da população que diariamente solicita pelo call center 0800 727 7173 melhoria do sistema de iluminação nos bairros e povoados de Imperatriz. “Em decorrência da expansão de rede, equipes que realizavam esse trabalho no horário diurno estavam sobrecarregadas com uma grande demanda para ser atendida”, explicou.

Francisco Vaz reiterou que foram disponibilizadas três equipes de manutenção com escalas de serviços das 6h às 15h; das 15h às 22h e das 22h às 06h, plantão 24 horas, para atender a demanda reprimida por manutenção de iluminação pública nos bairros e povoados do município de Imperatriz.

“Nós sabemos que a demanda é muito grande por esse serviço, porém acreditamos que com a expansão das equipes de atendimento de campo, em curto período de tempo essa situação estará sanada”, disse ele.

O superintendente prevê que o fluxo de atendimento de iluminação pública para chamados e solicitações de manutenção deverá cair consideravelmente nestas próximas semanas com o atendimento 24 horas. “Nós teremos ainda uma quarta equipe que ficará à disposição para reposição das folgas das novas escalas de serviço”, concluiu.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...