sexta-feira, 12 de julho de 2024

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz


 

Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste ano. Entregas de obras, o tradicional corte do bolo e mais investimento em infraestrutura estão no combo das comemorações anunciadas para a próxima semana.

Contudo, o município informa que devido às restrições da Justiça Eleitoral, em virtude das eleições municipais de 2024, a programação possui algumas limitações. “Vamos comemorar nosso aniversário com muita coisa boa. Embora tenhamos restrições devido ao período eleitoral sobre os tipos de atividades a serem realizadas, não deixamos de trabalhar um dia sequer para entregar e começar obras na nossa cidade para presentear a população”, diz o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos.

Na segunda-feira (15), o primeiro compromisso é com a inauguração da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral/Parenteral, no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), às 9h. Já às 16h, será entregue o campo de futebol no bairro Sebastião Régis e, às 19h, além da inauguração da iluminação pública na Avenida Pedro Neiva de Santana, na rotatória da Facimp, proporcionando mais segurança no trânsito em um dos pontos mais movimentados da cidade. A segunda-feira também é ponto facultativo nas unidades administrativas da Prefeitura, com exceção dos serviços de saúde e limpeza.

Já no dia 16, o tradicional bolo da cidade será cortado em frente a Prefeitura, às 8h. Continuando a revolução na educação, o bairro Habitar Brasil ganhará a nova Escola Municipal de Educação Infantil Jeová Pereira da Silva, evento marcado para às 9h. O bairro Vila Nova será beneficiado com obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com início marcado para a próxima terça-feira, às 11h, para revolucionar a infraestrutura das ruas. Logo mais, às 12h, ocorre a Festa da Panelada, no Panelódromo, com comida boa e música animada ao vivo.

“Com o início das obras do PAC 2, que desde o início da gestão a gente vem trabalhando nisso, será uma obra muito importante, de um bairro muito necessitado, que vai receber 12km de ruas asfaltadas, além da pavimentação, tem a drenagem profunda. O recurso é federal e a Prefeitura vai fazer a fiscalização da obra, como é praxe da nossa gestão”, acrescenta o prefeito Assis.

“A programação do aniversário de Imperatriz de 2024, dos 172 anos, vai contar com entrega de obras e ações da Prefeitura. A gestão vai focar em obras e serviços para entregar a população. Então dia 15 e dia 16 teremos uma programação que inicia o aniversário com a entrega de obras e serviços, e conclui no dia 16”, conta o secretário de Governo, Eduardo de Albuquerque.


Abertura do rodeio com Marco Brasil encanta público na 54ª Expoimp

 


Nesta quarta-feira (10), na Arena de Rodeios do Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, ocorreu a tradicional abertura do rodeio da 54ª Exposição Agropecuária de Imperatriz. Crianças jovens e adultos, atentos ao espetáculo na arena, marcaram presença no evento, que é uma das atrações mais esperadas durante a feira.  Promovido pela Cia de Rodeio “Italo Todde”, a abertura contou com o tradicional show pirotécnico e locução de Marco Brasil, um dos locutores mais renomados do Brasil.  

Este ano, a abertura do rodeio da 54ª Expoimp conta com a presença de competidores de diversos estados do país, como Pará, Goiás e Maranhão, todos em busca do título de melhor peão. O rodeio seguirá com sua programação até o próximo sábado (15), com o encerramento e revelação do grande campeão.

O locutor Marco Brasil expressou sua felicidade em abrilhantar o evento em Imperatriz."Ano após ano, o público aqui em Imperatriz me surpreende. Amo essa cidade e o povo maranhense, pelo carinho, respeito e energia positiva que me renovam a cada edição. Mesmo quando minha voz não estiver mais funcionando, e quando o corpo não puder mais andar, sei que levarei Imperatriz no meu coração e na minha alma", ressaltou o locutor, que participa da abertura há vários anos.

Logo no início do espetáculo, os competidores juntamente com a diretoria do Sindicato Rural de Imperatriz (SINRURAL), se reuniram na arena para participar da cerimônia de abertura e receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do rodeio. O Presidente do SINRURAL, Glen Maia, comemorou mais um dia de muita movimentação no Parque de Exposições. “Estou muito satisfeito com o público, muita gente veio participar! Marco Brasil é o cara que chama as pessoas e que divulga o agronegócio, que é o mais importante. Então, para nós, recebê-lo aqui como animador da festa também é muito importante. O rodeio é uma paixão que está no coração e no sangue. Mais uma vez, os Imperatrizenses mostraram a energia e a empolgação em um evento tão tradicional para a nossa cidade.”, destacou.



Sobre a Expoimp

A Expoimp se destaca como um evento que reúne produtores, empresários do agronegócio e entusiastas do setor, sendo um dos maiores eventos da região sul e de grande importância para o aquecimento da economia local. Este ano, a 54° edição acontece de 06 a 14 de julho. A programação inclui cursos, palestras, oficinas, leilões, shows, rodeios, torneios e muito mais. Nesta edição, a Expoimp conta com o patrocínio da Suzano, Porto do Itaqui, Emap, Solar - Coca Cola, Grupo Mateus, Governo Federal, Sttar Distribuidora, Matsuda, Fribal, Júpiter Internet, Banco do Nordeste e Coco Canoa e é realizada com apoio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Imperatriz, FAEMA, SENAR, SEBRAE e Grupo Mirante. A organização é do Sindicato Rural de Imperatriz com produção da Canal Grupo. 

Promessa maranhense disputa torneios em SP e MG


 

O mês de julho será intenso para o jovem tenista maranhense Marco Nunes. Em ascensão no cenário nacional do tênis, o atleta de 14 anos vai representar o Maranhão em seis competições importantes do calendário brasileiro a partir desta sexta-feira (12). Marco está confirmado em eventos em São Paulo e em Minas Gerais, onde vai encarar os principais tenistas infanto-juvenis do país. 

Promessa da nova geração do tênis maranhense, Marco Nunes vai iniciar sua maratona de jogos pelos torneios Robin Soderling Tennis Tour – Etapa 26 e no Aberto Infanto-Juvenil Yacht Clube Paulista, que vão ocorrer nas cidades de Santo André e São Paulo, respectivamente. 

“Estou ansioso para competir com os melhores tenistas do país. Quero aproveitar essa oportunidade para elevar o nível do meu tênis. Vou ter grandes desafios neste mês de julho e quero fazer o meu melhor sempre. Vamos com tudo para colocar o Maranhão no topo do tênis”, disse Marco Nunes. 

Na semana que vem, Marco Nunes vai para a cidade de Uberlândia (MG) para a disputa do Campeonato Brasileiro de Tênis. Ainda em julho, o jovem maranhense terá outros três desafios: Copa Play Tennis Infanto-Juvenil Morumbi (São Paulo), Robin Soderling Tennis Tour – Etapa 29 (Santo André) e Copa Play Tennis Infanto-Juvenil Granja Viana (São Paulo). 


Últimos resultados 

No mês passado, Marco Nunes foi um dos destaques da primeira edição do Hidrocenter Open de Tênis, evento realizado no Sports Village, em São Luís. O maranhense disputou o torneio em duas classes: na 2ª Classe, Marco chegou às semifinais e, na 1ª Classe – principal categoria do torneio –, o jovem obteve grandes vitórias, mas acabou sendo eliminado nas quartas de final. 

O jovem tenista também representou o Maranhão na Copa Playtennis e nas etapas 20 e 21 do Circuito Robin Soderling, todos os eventos realizados em São Paulo, no mês de junho. 

Calendário de competições em julho


- 12 a 14/7 – Robin Soderling Tennis Tour – Etapa 26 (Santo André-SP)


- 12 a 14/7 – Aberto Infanto-Juvenil Yacht Clube Paulis (São Paulo-SP)


- 15 a 20/7 – Campeonato Brasileiro de Tênis (Uberlândia-MG)


- 19 a 21/7 – Copa Play Tennis Infanto-Juvenil Morumbi (São Paulo-SP)


- 20 a 22/7 – Robin Soderling Tennis Tour – Etapa 29 (Santo André-SP)


- 26 a 28/7 – Copa Play Tennis Infanto-Juvenil Granja Viana (São Paulo-SP)

Fazendinha Kids promove conhecimento e diverte crianças durante a 54ª Expoimp

 


A Fazendinha Kids, destaque da 54ª EXPOIMP, chega em sua terceira edição este ano com um espaço totalmente voltado às atividades do público infantil da feira. A abertura das atividades ocorreu no último dia 07, e ao longo dos nove dias de programação, as crianças são recebidas por uma equipe especial, em uma área dedicada à muita diversão e aprendizado.

Com exposições de animais pequenos e a presença de personagens infantis caracterizados, a Fazendinha Kids promove o contato e o cuidado das crianças com os animais, proporcionando uma experiência do ambiente rural dentro do Parque de Exposições. Essa iniciativa não só diverte, mas também educa, incentivando o interesse das crianças pelo universo agropecuário de maneira lúdica e acessível.

Com as novidades do Catavento e do Laguinho, nesta edição, a Fazendinha Kids funciona pela manhã, das 9h às 11, e reabre a tarde, a partir das14h, seguindo até às 21h30.

Sexta-feira Kids – Para animar ainda mais o público infantil, o Sindicato Rural vai promover, nesta sexta-feira (12), a Sexta-feira Kids, com atividades durante a feira voltadas para o público infantil, incluindo o passeio de trenzinho pelo parque, a partir das 17h.

Sobre a Expoimp

A Expoimp se destaca como um evento que reúne produtores, empresários do agronegócio e entusiastas do setor, sendo um dos maiores eventos da região sul e de grande importância para o aquecimento da economia local. Este ano, a 54° edição acontece de 06 a 14 de julho. A programação inclui cursos, palestras, oficinas, leilões, shows, rodeios, torneios e muito mais. Nesta edição, a Expoimp conta com o patrocínio da Suzano, Porto do Itaqui, Emap, Solar - Coca Cola, Grupo Mateus, Caixa, Governo Federal, Sttar Distribuidora, Matsuda, Fribal, Júpiter Internet, Banco do Nordeste e Coco Canoa e é realizada com apoio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Imperatriz, FAEMA, SENAR, SEBRAE e Grupo Mirante. A organização é do Sindicato Rural de Imperatriz com produção da Canal Grupo. 

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Desenvolvimento pessoal e profissional: UFMA abre inscrição para curso de Programação Neurolinguística

 


Com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal e profissional de discentes, docentes, servidores e da comunidade maranhense em geral, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Projeto de Extensão Curso de Practitioner em Programação Neuro Linguística, vinculado e executado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), abriu inscrições para a primeira turma do curso de Programação Neurolinguística.

 

Programação Neurolinguística (PNL) é uma metodologia transformadora, que utiliza técnicas avançadas que permitem o reconhecimento e a reprogramação de padrões emocionais e mentais, estimulando uma vida mais consciente. Nesse sentido, o curso auxilia o participante a identificar e superar os bloqueios e limitações que o impediram de alcançar todo o seu potencial em áreas como profissão, carreira, vida afetiva, emocional e intelectualidade abrangente.

 

Nesta primeira edição, estão sendo ofertadas 18 vagas. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 10 de julho, com investimento de R$ 360, e o período de aula tem previsão de início em 10 de agosto. O curso ocorrerá de forma híbrida, presencial e online, com carga horária total de 130 horas e dupla certificação.

 

Leia na íntegra o edital, clicando AQUI.

 

A PNL pode beneficiar qualquer pessoa que busca autoconhecimento, melhoria da comunicação e relacionamento, clareza de metas e desenvolvimento de habilidades de liderança e excelência. Então, docentes, gestores, profissionais de vendas, comunicação, recursos humanos e da área de saúde, estudantes e pessoas em início ou transição de carreira podem se destacar com essa formação.

 

Na UFMA, o curso de PNL será ministrado pelo professor Michele Angelo Tinagli Casarosa, Trainer Internacional, que também coordena o projeto de extensão, conforme aos padrões do método italo-suíço e do Internacional Association for NLP (IANLP) e em parceria com a Universidade da República de São Marino (UNIRSM).

 

Serviço:

 

Curso de Programação Neurolinguística

Inscrições: até 10 de julho

Investimento: R$ 360 

Realização: 10/08 a 10/11/2024

Expoimp 2024: Conheça as novidades da feira para esta edição de 2024

 


A cidade de Imperatriz já se prepara para receber a 54ª edição da Exposição Agropecuária – Expoimp em 2024, a maior feira agropecuária da região e uma das mais importantes do Maranhão. A feira acontecerá de 06 a 14 de julho no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. Com uma programação repleta de novidades, a 54ª Expoimp é promovida pelo Sindicato Rural de Imperatriz – SINRURAL e promete atrair produtores, agricultores e entusiastas do agronegócio de toda a região.

Com o tema “O Agro do Futuro chegou!”, este ano a feira está ainda mais tecnológica. A inovação já se faz presente durante a segurança do evento. O estacionamento foi aprimorado para receber o público, contando com 72 câmeras com gravação em nuvem e inteligência artificial para reconhecimento de placas e rostos. Além disso, o acesso pela via da Universidade Estadual da Região do Maranhão - Uemasul está devidamente sinalizada. A entrada e saída foram simplificadas com o uso de QR Code para identificação. Para maior agilidade e segurança no embarque de desembarque, foi reservado um espaço exclusivo para táxis e motoristas de aplicativos.

Passeio de Helicóptero

Além da segurança reforçada, o Sindicato Rural de Imperatriz - Sinrural, em parceria com a empresa de aviação Heringer Taxi Aéreo, realizará voos panorâmicos de helicóptero durante a exposição agropecuária. O momento da decolagem é uma das grandes atrações deste ano. Os passeios a bordo do helicóptero proporcionarão uma vista panorâmica do Parque de Exposições e pode ser adquirido direto no parque.

Nova área do Parque de Diversões

O parque de diversões, já tradicional na Expoimp, terá um espaço ainda maior este ano para garantir a diversão do público. Com novas atrações e opções para todos os gostos, o espaço promete ser um local de entretenimento imperdível.

Fazendinha Kids

A Fazendinha Kids, está em sua terceira edição. O espaço é dedicado exclusivamente para as crianças, oferecendo uma grande experiência no universo agropecuário. Com exposição de animais de pequeno porte, a Fazendinha Kids estimula o contato e o cuidado das crianças com os animais. Como novidades para esta edição, a fazendinha terá um catavento e um laguinho para entreter a criançada. O horário de funcionamento do espaço é das 09h às 11h e das 14h às 21h30.

Cursos e Capacitações

Este ano o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) promoverá uma programação com mais de 30 palestras e cursos gratuitos na 54ª Expoimp. O evento oferece oportunidades para produtores interessados em aprimorar suas práticas e conhecimentos.

 

Sobre a Expoimp

A Expoimp se destaca como um evento que reúne produtores, empresários do agronegócio e entusiastas do setor, sendo um dos maiores eventos da região sul e de grande importância para o aquecimento da economia local. Este ano, a 54° edição acontece de 06 a 14 de julho. A programação inclui cursos, palestras, oficinas, leilões, shows, rodeios, torneios e muito mais. Nesta edição, a Expoimp conta com o patrocínio da Suzano, Porto do Itaqui, Emap, Solar - Coca Cola, Grupo Mateus, Governo Federal, Sttar Distribuidora, Matsuda, Fribal, Júpiter Internet e Coco Canoa e é realizada com apoio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Imperatriz, FAEMA, SENAR, SEBRAE e Grupo Mirante. A organização é do Sindicato Rural de Imperatriz com produção da Canal Grupo.

Assessoria de Imprensa do Sindicato Rural de Imperatriz


Seletivos da Uema para professores substitutos encerram inscrições hoje



Terminam nesta quarta-feira (3) as inscrições para os processos seletivos simplificados destinados à contratação de professores substitutos para a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) campus Coroatá - curso de Psicologia - e de Lago da Pedra - curso de Letras.

O processo seletivo em Coroatá conta com três vagas, duas com requisito mínimo de graduação em Psicologia e Especialização em Psicologia com ênfase em História Teorias e Sistemas em Psicologia ou Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia, e uma vaga com requisito mínimo de graduação em Psicologia Especialização em Psicologia com ênfase em Neurologia, Eletrofisiologia e Comportamento ou Processos Psicofisiológicos ou Estimulação Elétrica e com Drogas; Comportamento ou Psicobiologia.

O processo seletivo em Lago da Pedra oferta duas vagas, uma com requisito mínimo de graduação em Pedagogia, com Especialização em Educação, e a outra vaga com requisito mínimo de graduação em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com Especialização em Letras ou Linguística ou Literatura Brasileira ou Literaturas de Língua Portuguesa.

A inscrição deve ser realizada exclusivamente on-line até esta quarta-feira (3), por meio do formulário.

Os interessados devem preencher o requerimento de inscrição on-line, indicando o Departamento Acadêmico, graduação desejada e área/subárea de conhecimento, conforme o Apêndice A do Edital. Devem anexar documentos em formato PDF com tamanho máximo de 8 MB, incluindo:

   – Documento de identidade, válido em território nacional, ou, no caso de candidato de nacionalidade estrangeira, será considerada a Cédula de Identidade de Estrangeiro, expedida pelo Departamento de Polícia Federal, que comprove a sua condição de permanente ou temporário no país; ou outro documento com valor legal, como: título de eleitor; identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional; carteira de trabalho; certificado de prestação ou de isenção do serviço militar; passaporte ou identidade funcional expedida por órgão público

   – Cadastro de Pessoa Física (CPF)

   – Comprovante de quitação com o serviço militar para homens

  – Diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso de graduação relacionado à área/subárea do seletivo

  – Diploma de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu ou declaração de conclusão de pós graduação lato sensu ou stricto sensu dentro do prazo de validade de no máximo 12 (doze) meses, relacionados à área/subárea do seletivo

   – Históricos correspondentes da graduação e pós-graduação

   – Comprovante de residência

   – Certidão de quitação eleitoral

   – Currículo modelo Lattes atualizado e comprovado, acompanhado da Ficha de Análise de Currículo (Apêndice H) preenchida e assinada


Requisitos básicos para contratação em Coroatá

Ter sido aprovado e classificado no processo seletivo simplificado conforme as condições estabelecidas no Edital, seus apêndices, anexos e retificações.

Possuir diploma de graduação e de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu na área exigida para cada área/subárea, constante no Apêndice A do edital, devidamente registrado e reconhecido pelo MEC, ou revalidado conforme legislação vigente, se obtido no exterior.

Ser brasileiro nato, naturalizado ou ter nacionalidade portuguesa com reconhecimento de direitos políticos equiparados aos brasileiros.

Possuir número do PIS/Pasep ou documento oficial emitido pela Caixa Econômica Federal, contendo o número do PIS, exceto em caso de primeiro emprego, quando a Uema realizar o cadastro.

Ser titular de conta corrente no Banco do Brasil, apresentando número da agência e conta.

Não ser ocupante de cargo efetivo da carreira do Magistério Superior conforme Lei Estadual n.º 5.931/1994.

Não exercer gerência ou administração de sociedade privada, salvo como acionista, cotista ou comanditário, e não estar envolvido no comércio, exceto nessas mesmas condições.

Não ocupar função de confiança ou comissionada na administração pública direta ou indireta federal, estadual ou municipal.

Caso seja servidor técnico ou científico da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal, ou empregado de suas subsidiárias ou controladas, comprovar compatibilidade de horários.

Ter idade mínima de 18 anos completos


Requisitos básicos para contratação em Lago da Pedra

Os interessados devem preencher o requerimento de inscrição on-line, indicando o Departamento Acadêmico, graduação desejada e área/subárea de conhecimento, conforme o APÊNDICE A do Edital.

O candidato deverá atender, cumulativamente, para a contratação, aos seguintes requisitos gerais:

– Ter sido aprovado e classificado no processo seletivo simplificado conforme as condições estabelecidas no Edital, seus apêndices, anexos e retificações

– Ter nacionalidade brasileira (nato, naturalizado, ou português com direitos políticos reconhecidos)

– Manter CPF regularizado

– Possuir número do PIS/PASEP ou documento oficial emitido pela Caixa Econômica Federal, contendo o número do PIS, exceto em caso de primeiro emprego, quando a Uema realizar o cadastro

– Ser titular de conta corrente no Banco do Brasil, apresentando número da agência e conta

– Não ser ocupante de cargo efetivo da carreira do Magistério Superior conforme Lei Estadual n.º 5.931/1994

– Não exercer gerência ou administração de sociedade privada, salvo como acionista, cotista ou comanditário, e não estar envolvido no comércio, exceto nessas mesmas condições

– Não ocupar função de confiança ou comissionada na administração pública direta ou indireta federal, estadual ou municipal

– Caso seja servidor técnico ou científico da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal, ou empregado de suas subsidiárias ou controladas, comprovar compatibilidade de horários

– Ter idade mínima de 18 anos completos

Os interessados poderão obter mais informações sobre o processo seletivo simplificado pelo e-mail comissao.seletivos@ascons.uema.br.



Via Imirante

Beto Abreu assume a presidência da Suzano



Beto Abreu é o novo presidente da Suzano, a maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto. O executivo assume o cargo com a missão de dar andamento ao plano estratégico da companhia, que neste ano comemora seu centenário e conclui a construção da maior linha única de produção de celulose do mundo, em Ribas do Rio Pardo (MS).

Com experiência de mais de 30 anos e passagens por empresas como Rumo, Shell e Raízen, Beto Abreu é reconhecido por sua capacidade de conciliar resultados a práticas de gestão focadas nas pessoas e no fortalecimento de parcerias, além de possuir ampla experiência na condução de transações de fusão e aquisição.

A chegada de Beto Abreu à Suzano foi anunciada em fevereiro deste ano. Em 2 de abril, ele iniciou um processo bem-sucedido de transição com Walter Schalka, que deixa a presidência da companhia após 11 anos, e passa a integrar o Conselho de Administração e diferentes comitês da empresa.

"Estou honrado e entusiasmado em assumir a presidência da Suzano, uma companhia que sempre admirei pelo impacto positivo que gera na sociedade e por seu posicionamento estratégico em sustentabilidade, conduzido com maestria pelo Walter", afirma Abreu. "Reafirmo o nosso compromisso de atuar como agente transformador, liderando a expansão em novos mercados para a biomassa e consolidando nossa posição como referência em soluções sustentáveis. Continuaremos a inovar e fortalecer nossas parcerias estratégicas para construir um futuro melhor e mais sustentável para a sociedade", completa o executivo.

Engenheiro de Produção formado pela PUC-Rio e com MBA em Administração pela Fundação Dom Cabral, Beto Abreu também concluiu programas executivos no IMD Business School e na Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Antes de ingressar na Suzano, foi presidente da Rumo, a maior operadora de logística ferroviária independente do Brasil, por cinco anos. Com 53 anos, o executivo é casado e pai de três filhos.

Beto Abreu assume o cargo em um momento importante da história da Suzano, que está prestes a concluir o Projeto Cerrado, com investimento estimado em R$ 22,2 bilhões. A fábrica, anunciada em 2021, simboliza o maior ciclo de investimentos da história da companhia, liderado por Schalka nos últimos anos. "Desejo muito sucesso ao Beto e estou certo de que ele irá liderar com êxito a Suzano nesta próxima fase de crescimento. Sua experiência e visão estratégica serão fundamentais para a condução da companhia em uma jornada que resultará em contribuições sociais, ambientais e econômicas ainda mais positivas", afirma Schalka, que, entre outras importantes realizações, esteve à frente do processo de fusão entre as empresas Suzano Papel e Celulose e Fibria.

Sobre a Suzano   

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).  Saiba mais em: www.suzano.com.br

Assessoria de Imprensa da Suzano

Capacitação e inovação agrícola em destaque nos cursos e palestras da 54ª Expoimp

Para fortalecer o desenvolvimento da produção rural na região e capacitar profissionais, o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) promove uma programação com mais de 30 palestras e cursos gratuitos na 54ª Expoimp. O evento oferece oportunidades valiosas para produtores interessados em aprimorar suas práticas e conhecimentos.

Durante os dias 08 a 12 de julho, o auditório do Sinrural será palco para debates sobre inovação tecnológica, gestão sustentável, mercado agrícola e outros temas cruciais para o setor agropecuário. Destacam-se também a presença de especialistas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), abordando questões jurídicas pertinentes ao agronegócio, e representantes de instituições financeiras como Banco Safra, Caixa Econômica Federal e Bradesco, discutindo a economia no campo, entre outros temas.

Além das palestras, cursos práticos oferecidos pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), Senar, Sebrae e Agronordeste proporcionarão treinamento em operações de máquinas, pilotagem de drones, manejo apícola e legislação ambiental, entre outros temas essenciais. Os participantes terão a oportunidade de acumular até 40 horas de aprendizado intensivo, contribuindo para a eficiência das operações diárias nas propriedades rurais.

A 54ª Expoimp, que ocorre de 06 a 14 de julho, promove capacitação técnica e oferece um ambiente rico em oportunidades de networking e acesso a novas tecnologias. Completando a agenda, o evento inclui leilões, shows, rodeios e outras atrações para a diversão dos participantes.  

Confira a programação completa abaixo:







quinta-feira, 13 de junho de 2024

Cavalgada 2024: Inscrições para comitivas continuam abertas

 


As inscrições das comitivas para 31ª edição da Cavalgada de Imperatriz continuam abertas, assim como o credenciamento de carroças. Quem deseja se credenciar pode entrar em contato pelo WhatsApp através do número 99 99180-3240, ou se dirigir até a secretaria do Sinrural, localizada no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. Serão aceitos credenciamentos até o dia 1º de Julho.

O evento que já é tradição na cidade, marca a abertura oficial da 54ª Expoimp e será realizado no dia 06 de Julho, com concentração na Praça da Cultura e saída programada para às 10h da manhã. Como nas edições anteriores, as comitivas irão sair em ordem, percorrendo as principais ruas da cidade – Rua Luís Domigues, Amazonas, Av. Getúlio Vargas e BR 010 – até chegar no Parque de Exposições.

Ao inscrever sua comitiva, os participantes receberão uma ficha que dá acesso para o corredor da cavalgada, além de uma pulseira que permite a entrada na arena de shows onde será servido um churrasco de confraternização, com show, oferecido pelo Sinrural.

Para maior segurança do evento e bem estar das pessoas que estarão participando, é importante estar atento a algumas regras:

·       Cada carroça só pode transportar um máximo de quatro pessoas simultaneamente, incluindo o condutor.

·       É estritamente proibido o uso de chicotes, paus, pedaços de madeira ou qualquer objeto que possa causar ferimentos nos animais durante o transporte.

·       O tratamento inadequado dos animais constitui um crime, sujeito a detenção de três meses a um ano, além do pagamento de multa, tanto na esfera criminal quanto na administrativa.

·       A entrada de carros de som automotivos e a montagem de tendas nas dependências do Sindicato após a cavalgada não será permitida.

·       A permanência de carroças é proibida nas proximidades na BR-010 e suas marginais.

A Cavalgada é o evento que dá início a 54ª Expoimp, que esse ano acontecerá entre os dias 06 a 14 de Julho, com a programação de cursos, palestras, leilões, shows, rodeios e várias atrações para os trabalhadores do seguimento agrícola e para o público geral.

 

 


25 cidades do Maranhão enfrentam tempo seco e Inmet alerta para umidade baixa do ar



O ar muito seco e as temperaturas acima do normal ainda predominam nesta quinta-feira (13). Vinte e cinco municípios do Maranhão entram hoje em situação de alerta, em algumas horas do dia, por causa dos baixos níveis de umidade do ar.

Segundo o aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20% a partir das 11h desta quinta. Trata-se da quantidade de vapor de água presente na atmosfera em relação à quantidade máxima que poderia existir.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a faixa de umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.

Além disso, pancadas de chuva com raios, moderadas a fortes são previstas no litoral do Maranhão, segundo o site ClimaTempo.

Instruções:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja os municípios do Maranhão com alerta de baixa umidade

1 Alto Parnaíba 
2 Balsas 
3 Benedito Leite 
4 Campestre do Maranhão 
5 Carolina 
6 Estreito 
7 Feira Nova do Maranhão 
8 Fernando Falcão 
9 Formosa da Serra Negra 
10 Fortaleza dos Nogueiras 
11 Grajaú 
12 Lajeado Novo 
13 Loreto 
14 Mirador 
15 Nova Colinas 
16 Porto Franco 
17 Riachão 
18 Sambaíba 
19 São Domingos do Azeitão 
20 São Félix de Balsas 
21 São João do Paraíso 
22 São Pedro dos Crentes 
23 São Raimundo das Mangabeiras 
24 Sítio Novo 
25 Tasso Fragoso

(Via Imirante)

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Sindicato Rural de Imperatriz define aspectos operacionais da segurança na 54ª EXPOIMP

 


Na tarde desta última segunda-feira, 10, o presidente do SINRURAL, Glen Maia, juntos com membros da diretoria do Sindicato Rural, se reuniram com o Comandante do CPAI-III, Cel QOPM Wellington Araújo, e o Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Major QOPM Leonardo Oliveira para debater aspectos operacionais da segurança da 54ª EXPOIMP.

A presença policial será estrategicamente distribuída em locais-chave, como entradas, áreas de alimentação e palcos de apresentações, visando garantir uma resposta rápida e eficiente a qualquer eventualidade. Com essas medidas, o intuito é que a feira transcorra de maneira tranquila, proporcionando um ambiente seguro e agradável para todos os participantes e frequentadores.

A 54ª EXPOIMP acontece de 06 a 14 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz. Nesta edição, o evento traz o tema “O agro do futuro chegou” e deve reunir, durante os 9 dias de evento, uma programação variada de shows, oficinas, leilões, cursos, palestras, entre outros.

sábado, 8 de junho de 2024

Pesquisadores visitam comunidades quilombolas para realizar levantamento de artefatos que serão exibidos no Museu de Alcântara

 


Na última semana de abril, a equipe de pesquisadores do projeto ‘Alcântara: Dos Dinossauros à Era Espacial’ realizou uma série de visitas às comunidades quilombolas de Alcântara, com o objetivo de realizar um levantamento de materiais produzidos na região que posteriormente serão exibidos no Museu de Alcântara (Musa). A iniciativa é desenvolvida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceria com o Musa e a Fundação Sousândrade. O projeto visa preservar e valorizar a herança cultural de Alcântara.

As comunidades visitadas foram Itamatatiua, São Raimundo, Oitiua, Brito, Santa Maria, Ponta d’Areia, São João de Cortes e Canelatiua. Durante essas visitas, os especialistas tiveram a oportunidade de interagir com os moradores e descobrir mais sobre os materiais e técnicas desenvolvidos em cada comunidade.

“O principal objetivo dessa primeira viagem da equipe de pesquisa sobre povos originários e comunidades tradicionais foi fazer um levantamento inicial das comunidades e dos artesãos e artesãs que trabalham nessas comunidades - as comunidades tradicionais quilombolas de Alcântara. O intuito é fazer um levantamento do que é produzido em cada uma dessas comunidades, do que eles produzem, do que comercializam, as formas de fazer e as formas de comercializar. Além disso, as visitas tiveram a finalidade de aproximar o museu dessas comunidades e para que haja uma contribuição, participação e protagonismo maior das comunidades no resgate e também na aquisição de acervo que será exposto no Museu de Alcântara. Assim, podemos ter, de fato, um processo de curadoria compartilhada onde os próprios artesãos possam estar nos mostrando o que é importante e o que é representativo das suas comunidades para ser colocado em exposição no museu”, explica o especialista em antropologia, João Damasceno Figueiredo.

Entre os itens que serão incluídos no acervo do Museu de Alcântara estão produtos feitos de cerâmica, redes de pesca, peneiras, redes de arrasto, sacolas, esteiras, bolsas e baião, entre outros produtos típicos de cada comunidade.

O especialista em arqueologia, Deusdedit Carneiro Leite Filho, detalha o processo das visitas às comunidades e o que já foi coletado inicialmente para exibição no Museu de Alcântara.

“Estivemos na comunidade de Itamatatiua, que se destaca pela produção centenária de produtos cerâmicos, feitos com a técnica do rolete, de forma artesanal, de grande reconhecimento na região como um todo, cujos produtos são comercializados e cujos artefatos estarão presentes na referida exposição. Tivemos, logo depois, no povoado de São Raimundo, que se destaca na produção de tipiti, balaio e peneira, todos feitos de Guarimã. São tradições também centenárias que a população ainda mantém. Posteriormente, estivemos em Oitiua, cujas atividades ligadas à pesca constituem grande parte do cotidiano dos moradores, onde encomendamos redes de escora, pano de tapagem, além da rede de arrasto. Depois, estivemos em Santa Maria, que se destaca pela produção muito significativa de sacolas, esteiras e bolsas feitas a partir do olho de buriti, trabalho artesanal de muita delicadeza, em que o produto final é comercializado na região também. Fomos também a Brito, onde tivemos contato com artesãos que fabricam a rede tradicional de algodão cru, e tivemos uma passada rápida pelo povoado de Ponta d’Areia, onde contatamos alguns pescadores. Posteriormente, fomos a São João de Cortes, local muito antigo do município, de quase 400 anos, que se destaca exatamente pela rica produção da carpintaria naval, onde estivemos em contato com os artesãos que ainda produzem o boião, embarcação típica da região de quatro metros para estar também representada no museu. Por fim, estivemos em Canelatiua, visitando o museu comunitário que existe na comunidade, bem como encomendamos e documentamos a execução de rede de pesca e do cofo. Ainda tivemos a oportunidade de ir ao farol de Itacolomi, assim como à pedra de Itacolomi, bastante reconhecida em função de seus valores espirituais para toda a comunidade da região”, conta.

A visita dos especialistas às comunidades quilombolas de Alcântara marca o início de um diálogo contínuo que visa ampliar o impacto cultural, educacional e a valorização histórica, conforme previsto no projeto.

Projeto Alcântara: Dos Dinossauros À Era Espacial

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceria com o Museu de Alcântara (Musa) e com a Fundação Sousândrade, promove o Projeto Alcântara: dos Dinossauros à Era Espacial, que tem por objetivo desenvolver a concepção narrativa e visual do museu, proporcionando uma experiência expositiva única e interativa.

Com a colaboração de especialistas em história, arqueologia, paleontologia, arquitetura e povos originários, o projeto consiste em uma exposição que conta parte da ocupação do território de Alcântara, contemplando as singularidades do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico local. A exibição terá como base uma linha do tempo, fazendo um verdadeiro passeio na história, trazendo detalhes de descobertas paleontológicas no espaço que hoje compreende o território municipal, o modo de vida e as tradições de povos originários e quilombolas, além de aspectos contemporâneos da comunidade alcantarense, sobretudo em relação à base especial instalada na área.

A exposição será composta por uma variedade de mídias e recursos expositivos, que incluem maquetes de dinossauros, artefatos históricos, modelos em escala, vídeos educativos e simulações interativas. Esses elementos foram criteriosamente selecionados para proporcionar uma experiência imersiva e educativa aos visitantes, permitindo que explorem e compreendam de forma abrangente e integrada a história de Alcântara.



Arraiá da Mira 2024: Marcas apostam em estandes imersivos e tecnológicos para criar conexões com o público

 


O Arraiá da Mira, maior festival de quadrilhas juninas do Maranhão, teve início nesta última quarta-feira (05). Realizado pelo Grupo Mirante, o evento celebra uma das festas mais populares da cultura nordestina e traz, em sua 16ª edição, o tema “Literatura Nordestina”. Este ano, cerca de 18 juninas de várias cidades do Maranhão participam da competição sob o olhar atento do público. Mas, além do espetáculo quadrilheiro, quem visitar esta edição do evento também se depara com outros atrativos que o festival oferece, como os estande interativos e tecnológicos que ganharam força nesta edição.

O arquiteto Marcos Vinícius, projetista da Canal Grupo, empresa patrocinadora do Arraiá da Mira, foi responsável por desenvolver, ao lado do time criativo da empresa, vários estantes presentes no festival. “Este ano entregamos sete estandes no Arraiá da Mira com a nossa assinatura, todos com suas características próprias. Cada fachada, cada elemento, foi tudo pensado com foco no público de cada marca, com propostas certeiras, pensando tanto na experiência dos visitantes e possíveis clientes das marcas como nos próprios patrocinadores.”, explica.

A exemplo disso, o estande da marca Suzano surge com uma proposta imersiva, onde os visitantes podem mergulhar na história da companhia que completou 100 anos de história da companhia, celebrando não apenas do passado, mas também do presente e do futuro. “Tivemos a missão clara e nítida de levar os visitantes em uma experiência totalmente imersiva. Trouxemos os materiais utilizados em cada processos em que os visitantes podem tocar e ver de perto cada detalhe. A verdadeira magia da experiência reside na interação, os grandes telões de LED garantem que os visitantes sintam como se realmente estivessem andando pelas florestas. Outros equipamentos eletrônicos garantem que toda a história seja contada e sentida, como TVs, som ambiente, entre outros”, ressalta o profissional.

Outro grande exemplo foi o estande da Equatorial Energia, um espaço dedicado exclusivamente para a celebração dos 20 anos de atuação no mercado de energia elétrica. “Foi um espaço criado para gerar ainda mais conexões com a comunidade em geral. Pensamos em cada detalhe afim de destacar o desenvolvimento da empresa e o desenvolvimento de projetos sociais e culturais realizados na nossa região, imergindo o público nesse universo”, pontua Marcos. Dentro do espaço, o visitante pode participar de atividades interativas e educativas, com destaque para a Casinha Eficiente e o E+ Economia.



“Os estandes produzidos no Arraiá da Mira desse ano não são apenas espaços físicos, mas sim plataformas que geram conexões e criam possibilidades entre o público e as empresas”, finaliza o projetista.

O Arraiá da Mira 2024 acontece no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva e a programação segue até este domingo, 09 de junho. O festival é realizado pelo Grupo Mirante em parceria com a Arte Vida – Assessoria de Projetos e com o apoio da Canal Grupo. Conta ainda com o patrocínio da Suzano, Equatorial Energia e VLI, via Lei de Incentivo à Cultura.

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho



BRASIL - As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais. Inicialmente, terminariam nessa sexta-feira (7).

O prazo já havia sido flexibilizado para os candidatos do Rio Grande do Sul, em razão do desastre climático que atinge o estado, mas foi agora ampliado para todo o Brasil. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante”, escreveu Santana. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 12 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser feito por pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto, emitido na Página do Participante, onde também consta o QR Code.

Os moradores do Rio Grande do Sul têm isenção desse valor. Os concluintes do ensino médio em escola pública também não pagam taxa de inscrição.

O Ministério da Educação divulgou balanço segundo o qual cerca de 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em estados como como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No Rio Grande do Sul, embora a rede de ensino ainda esteja em recuperação das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pública estão inscritos, segundo o MEC. A pasta não divulgou o número parcial de inscritos.

Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...