Municípios ao redor de todo o Brasil aproveitaram a oportunidade do dia 28 de setembro – marcado pelas comemorações do Dia Mundial Contra a Raiva, para intensificar as campanhas de vacinação, no intuito de garantir a saúde dos animais domésticos e seus tutores. As atividades durante a data surgem também com a missão de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra o vírus, que pode trazer consequências para a saúde dos pets, podendo, por meio da transmissão, atingir de forma fatal os seres humanos.
O próximo dia 02 de outubro também deve trazer um alerta importante e será marcado com o Dia D da vacinação antirrábica, encerrando as atividades da campanha nacional em 2021.
Em Imperatriz
Na cidade as doses podem ser aplicadas em várias Unidades Básicas de Saúde, localizadas nos bairros Vila Lobão, Vila Redenção, Santa Rita, Três Poderes, Nova Imperatriz, Milton Lopes, Santa Lúcia, Ayrton Senna, Planalto, Conjunto Vitória, Cafeteira, Parque Amazonas e nas escolas Leôncio Pires Dourado, Frei Osvaldo Caronine, Darcy Riberio, Pedro Abreu e Morada do Sol 1.
Reforçando o compromisso de realizar ações em prol da comunidade, a faculdade Facimp será um dos pontos de vacinação na cidade. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Unidade de Vigilância em Zoonoses de Imperatriz, vinculada à Secretaria de Saúde e a instituição de ensino, e acontecerá das 8h às 17h. Na ocasião, alunos do curso de Medicina Veterinária da faculdade participarão ativamente na aplicação das doses nos animais.
O Dia D da Vacinação Antirrábica dará continuidade às atividades do último sábado (25), nas quais os acadêmicos também atuaram na campanha em algumas praças da cidade. “Nos preocupamos com o bem-estar dos animais e ficamos felizes em contribuir com as vacinações. Além da ajuda à comunidade na campanha, outro ponto gratificante é proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de se prepararem ainda mais, afinal, quanto mais se engajarem em eventos como esse, mais experiência e capacitação são adquiridas para seu futuro profissional”, comenta a professora do curso de Medicina Veterinária, Luíza de Marilak, que, durante a campanha, monitora a equipe de estudantes da faculdade.
Para quem vai levar o pet para vacinar, um recado importante: é necessário portar a carteira de vacinação válida do animalzinho. Podem ser vacinados os cães e gatos a partir dos 4 meses de vida. Para os bichinhos que nunca foram vacinados, é recomendado que a aplicação da segunda dose seja realizada 21 dias após a primeira.
Além da campanha, a Unidade de Zoonoses realiza a vacinação antirrábica durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede localizada na Rua Coletora 1, Conjunto Vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário