quarta-feira, 15 de abril de 2020

Obras do Centro de Referência Municipal de Combate ao novo coronavírus estão avançadas

No Socorrão também foram montados sete leitos de isolamento
No Hospital Municipal de Imperatriz, foram montados 7 leitos de isolamento para pacientes com Covid- 19.
A Prefeitura de Imperatriz vem trabalhando de maneira acelerada  para colocar em funcionamento o Centro Municipal de Referência para tratamento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). Unidade funcionará no antigo prédio do hospital escola da Faculdade de Imperatriz. No local, serão ofertados nos próximos dias, 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva e 49 leitos de isolamento.
O engenheiro civil Dionatas Alves de Oliveira, que coordena a equipe de obras da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, detalhou nesta segunda-feira, 13, os serviços que estão sendo executados. “Estamos fazendo a reforma das instalações hidráulicas, sanitárias e elétrica, pintura em geral e acessibilidade para ambulância”, reforçou.
O prefeito Assis Ramos, em entrevista, também, nesta segunda-feira, garantiu que os novos leitos serão entregues dentro do prazo. “Nossa dificuldade não é nem com as instalações físicas. A dificuldade esta nos equipamentos como respiradores e outros vitais sobretudo para leitos de UTI”, disse acrescentando que a secretaria Mariana Jales está bem alinhada com os fornecedores e espera que os equipamentos cheguem, ainda, esta semana para o Centro.
“Assim que chegar esses equipamentos nós esperamos colocar em condição de uso os 49 leitos de internação e os 10 leitos de UTI”, complementou o gestor.
Com funcionamento da unidade, Imperatriz passará a contar com 20 leitos de UTI’s, 10 do Estado e 10 do Município, além dos 49 leitos exclusivos para internação /isolamento no Centro de Referência Municipal.
Mariana Jales ressaltou que a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu e aguarda o recebimento de testes rápidos para Covid-19, além dos equipamentos para fazer funcionar os leitos de UTI e internação. Ela frisou que gestores enfrentam dificuldades não só no Brasil, mas no mundo devido à grande demanda.
O Centro está sendo montado com recursos próprios do município, mas a gestão espera que futuramente o Governo Federal repasse os valores referentes à estrutura e funcionamento do espaço.
Flexibilização do comércio
Assis também falou que o decreto municipal com medidas restritivas para prevenção ao contágio do novo coronavírus será mantido até o dia 16 quando será reavaliado pelo governo municipal após ouvir o Conselho Empresarial e Ministério Público Estadual e Federal e autoridades sanitárias. O decreto atual mantém aberto apenas os estabelecimentos comerciais que oferecem serviços essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...