
O agronegócio segue como importante setor da economia brasileira. A estimativa da safra 2019/2020, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é da ordem de 248 milhões de toneladas de grãos, sinalizando um incremento de 2,5%, em relação à safra passada.
Acompanhando o crescimento da produção de grãos, as ferrovias têm se mostrado um importante modal logístico do agronegócio brasileiro. Um exemplo é o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS) que liga o Porto Nacional (TO) a Açailândia (MA). Controlado pela VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, esse trecho movimentou 7,9 milhões de toneladas de grãos (milho, soja e farelo) em 2019 – um crescimento de 13% quando comparado ao ano anterior, quando foram transportados 6,3 milhões de toneladas.
Os mais de 700 quilômetros da FNS, entre Tocantins e Maranhão, conectam-se à Estrada de Ferro Carajás formando uma importante conexão entre as áreas produtoras e o mercado externo, facilitando o escoamento. Com destino aos terminais localizados no Porto de Itaqui, no litoral maranhense, a ferrovia contribui oferecendo eficiência para o transporte de cargas de soja, milho e farelo oriundas do leste e nordeste do Mato Grosso, Sul do Pará e da promissora fronteira agrícola, o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Acompanhando o crescimento da produção de grãos, as ferrovias têm se mostrado um importante modal logístico do agronegócio brasileiro. Um exemplo é o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS) que liga o Porto Nacional (TO) a Açailândia (MA). Controlado pela VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, esse trecho movimentou 7,9 milhões de toneladas de grãos (milho, soja e farelo) em 2019 – um crescimento de 13% quando comparado ao ano anterior, quando foram transportados 6,3 milhões de toneladas.
Os mais de 700 quilômetros da FNS, entre Tocantins e Maranhão, conectam-se à Estrada de Ferro Carajás formando uma importante conexão entre as áreas produtoras e o mercado externo, facilitando o escoamento. Com destino aos terminais localizados no Porto de Itaqui, no litoral maranhense, a ferrovia contribui oferecendo eficiência para o transporte de cargas de soja, milho e farelo oriundas do leste e nordeste do Mato Grosso, Sul do Pará e da promissora fronteira agrícola, o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Importância regional
Para Fabiano Rezende, gerente geral responsável pelas operações ferroviárias da VLI nos estados do Maranhão e Tocantins, a infraestrutura construída pela empresa na região – depois do aporte de R$ 1,7 bilhão em terminais, frota de locomotivas e vagões, melhorias na linha e no acesso ao portuário – oferece ao agronegócio mais eficiência no escoamento. “Nosso sistema utiliza a integração dos modais. Recebemos a carga de caminhões, transferimos para a ferrovia e embarcamos no porto. Essa rota aproveita as qualidades de cada modalidade para entregar agilidade ao mercado”, pontua.
Para Fabiano Rezende, gerente geral responsável pelas operações ferroviárias da VLI nos estados do Maranhão e Tocantins, a infraestrutura construída pela empresa na região – depois do aporte de R$ 1,7 bilhão em terminais, frota de locomotivas e vagões, melhorias na linha e no acesso ao portuário – oferece ao agronegócio mais eficiência no escoamento. “Nosso sistema utiliza a integração dos modais. Recebemos a carga de caminhões, transferimos para a ferrovia e embarcamos no porto. Essa rota aproveita as qualidades de cada modalidade para entregar agilidade ao mercado”, pontua.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
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