quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Alerta de segurança com fogos de artificio nas comemorações do ano novo



Com a chegada do final de ano aumentam as possibilidades de acidentes envolvendo fogos de artifícios e a rede elétrica, durante as comemorações. Esse período marcado pelas reuniões familiares, também significa uma crescente compra e manuseio de fogos de artificio, e portanto, requer uma atenção maior sobre as medidas de segurança. Os riscos associados ao uso de fogos de artificio próximos da rede elétrica incluem acidentes que podem prejudicar o fornecimento de energia até situações fatais. 

 

Pensando na segurança de todos nesse período, a Equatorial Maranhão listou algumas orientações e medidas preventivas para evitar acidentes envolvendo proximidade de fogos de artifícios e a rede elétrica. Assim as comemorações de final ano serão seguras e ainda mais bonitas. 

 

O técnico de segurança da Equatorial Maranhão, Marcos Túlio, explica sobre os potenciais perigos que a prática de queima de fogos próximo a fiação elétrica podem causar. “Não podemos descuidar, fique atento na hora de soltar os fogos, pois em contato com a rede elétrica além de causar interrupções no fornecimento, também pode ocasionar acidentes graves para as pessoas que estejam próximas no momento”, comentou. 

 

Para que as festividades da chegada de 2021 sigam com segurança, confira a lista: 

 

  • Não soltar os fogos de artifícios e foguetes próximo à rede elétrica;  
  • As bombas e fogos devem ser comprados somente em locais autorizados;  
  • Todo o material deve ter certificado de garantia;  
  • Nunca deixe os explosivos no bolso;  
  • Jamais acenda bombas próximo a face;  
  • Não estoque fogos em sua casa;  
  • Nunca acenda bombas e rojões na mão;  
  • Se o foguete falhar não tente acender de novo;  
  • Solte um fogo por vez e ao ar livre;  
  • Não acenda os fogos perto da rede elétrica;  
  • Se beber não solte fogos, a chance de algo dar errado aumenta;  

 

É importante lembrar que bombas, fogos e rojões só podem ser manuseados por adultos, seguindo as orientações de segurança do fabricante estampadas na embalagem, sempre optando por comprar produtos com certificado de garantia e qualidade. 

 

Outras orientações: 

 

Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, o recomendado é que a população isole o local e ligue imediatamente para emergência no 192 ou 193, para que a vítima receba os devidos cuidados, e acione imediatamente a distribuidora através da Central 116. 

 

Plano operacional para o fim de ano: 

 

Durante as festividades de final de ano serão quase 500 equipes e 2.007 profissionais, entre engenheiros, líderes, analistas, técnicos, controladores e eletricistas, em regime de plantão, para assegurar eficiência no atendimento em todo estado. As equipes estão distribuídas em pontos estratégicos na capital e no interior, e estarão equipadas com tecnologia de última geração para agilizar o contato com o Centro de Operações Integradas (COI). O plano teve início no dia 24/12 e vai até o dia 03/01. 

 

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Maranhão 






Hemomar de Imperatriz termina o ano com estoque estável


 

Neste mês de dezembro foram coletadas de 45 a 50 bolsas diárias, segundo o diretor administrativo do Hemonúcleo, Robson Barbosa, o que torna um estoque estável para manter a distribuição do material aos 21 municípios que são atendidos pela regional de Imperatriz. 

Ainda de acordo com o diretor, no mês de novembro, a meta de mil bolsas foi atingida devido a realização de campanhas e a doação voluntária das pessoas. “Esse mês de dezembro ainda vamos findar o balanço, mas estamos vindo com a média de 45 a 50 bolsas diárias, o que torna um estoque estável, no entanto ainda precisamos de uma sobra para tornar o estoque ótimo”, explica Robson. 

Então pessoal, se você possui interesse em ser um doador de sangue, é necessário realizar o agendamento por meio do número: (99) 9178-2541, que atende via aplicativo de mensagens, comparecer ao órgão que está localizado na Rua Coriolano Milhomem, entre as ruas Rui Barbosa e Barão do Rio Branco, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas.   

Atenção para o horário especial das Lojas Potiguar no dia 31/12



Todas as lojas de São Luís e Imperatriz e o CD / Centro de Distribuição estarão abertos somente das 08h às 14h. E no dia 1 de janeiro não haverá expediente. A Potiguar aproveita para desejar a todos os maranhenses um Feliz Ano Novo, repleto de saúde e felicidades. 

   

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Jornalista e ativista negra do Tocantins é selecionada para atuar na defesa das minorias



 A jornalista tocantinense Dandara Barbosa foi a única participante do Tocantins a ser selecionada no Edital Caminhos, uma iniciativa da Fundação Setubal que tem como objetivo fortalecer a trajetória de lideranças negras que tenham nascido e ou vivido em periferias urbanas de todo país.

 

Nesta primeira edição, o Edital Caminhos, selecionou 30 lideranças negras que receberão aporte financeiro de até R$ 15 mil para serem investidos no aprimoramento das competências e habilidades pessoais dos participantes para revigorar e fortalecer suas atuações sociais, políticas e profissionais.

 

O valor da premiação poderá ser investido em atividades formativas diversas, como: cursos de idiomas, cursos de pós-graduação (MBA, especialização e extensão), participação em intercâmbios, congressos e seminários; cursos livres que abordem temáticas relacionadas à consolidação da democracia e à superação das desigualdades, dentre outras.

 

A jornalista e ativista engajada na causa dos Direitos Humanos falou sobre a importância do projeto e como pretende investir a premiação para aprimorar suas habilidades profissionais.

 

“Fique interessada em participar do edital para investir a premiação para aprimorar o meu lado profissional como jornalista. Sou engajada na causa dos Direitos Humanos, especialmente nas questões raciais. Vi nesse projeto uma grande oportunidade de realizar um dos meus sonhos de infância: fazer um intercâmbio na América Latina”, declarou.

 

Intercâmbio

 

A jornalista afirmou que pretende desenvolver o seu espanhol para atuar futuramente em organizações internacionais.

 

“Sempre acompanho processos seletivos para trabalhar em organizações internacionais que defendem os Direitos Humanos. Neste edital apresentei um projeto para poder fazer um intercâmbio no México, na área de comunicação”, afirmou.

 

Periferia e Ativismo

 

Para a ativista, um dos pontos fortes do edital é o foco nos participantes que tem sua origens nas periferias urbanas.

 

“Eu vim da periferia. Sou de família humilde. Morava no Jardim Aureny I, região sul de Palmas. Formei-me em jornalismo na Universidade Federal do Tocantins e sempre pautei minhas atividades no sentido de lutar pelo direito das minorias, defendendo o direito das mulheres, da população negra e dos indígenas. E isso me motivou a seguir esse caminho, pois esses temas precisam de visibilidade na mídia”, pontuou.

 

“Quero atuar no ativismo, na comunicação junto a essas minorias e quem sabe chegar até uma organização internacional. Acredito que a experiência deste intercâmbio poderá ser bastante enriquecedora para meus planos”, lembrou.

 

Comunicação

 

A comunicadora crê no jornalismo como ferramenta de luta e de transformação social e vê no voluntariado a chave para desenvolver um trabalho social voltado para a população menos favorecida.

 

“A comunicação é uma ferramenta de luta. Atuando na minha profissão eu posso contribuir bastante com a luta de movimentos sociais e organizações sociais de forma voluntária. Através desse projeto poderei angariar experiência para atuar como jornalista”, concluiu.

Defesa Civil monitora pontos de alagamentos em Imperatriz

 


A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou na manhã deste domingo, 20, ações de monitoramento de áreas com histórico de alagamentos. 

“Com a chegada das chuvas, o prefeito Assis Ramos determinou que equipes da Defesa Civil estivessem nas ruas realizando monitoramento de áreas críticas e identificando locais que possam estar apresentando perigo para a população. Inclusive nas margens dos riachos que cortam a cidade e do rio Tocantins, atuando na observação das regiões ribeirinhas e outros pontos vulneráveis”, destacou o superintendente da Defesa Civil, Joseano Galvão.

No momento, o nível de chuva atingiu uma média de 15 milímetros, sem riscos para alagamentos, porém, a Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, segue monitorando as áreas do município, em caso de novas chuvas.

Em urgências de âmbito local a comunidade deve acionar a Defesa Civil através do WhatsApp, 99152-0832, ou procurar a sede do órgão, no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, Rua Rafael de Almeida, 600, Bairro São Salvador, das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.

VLI celebra 10 anos; Maranhão é estado-chave na consolidação de rota



A VLI – companhia de soluções logísticas responsável pela circulação de trens entre o Maranhão e o Tocantins e pela operação do Terminal Portuário de São Luís – alcança sua primeira década de atividades neste dia 18, celebrando avanços e preparada para seguir participando ativamente da transformação da logística brasileira.

A atuação da VLI no Estado simboliza o conceito de integrar modais. Seja na malha férrea ou no porto, os números mostram o papel da logística em auxiliar a atividade econômica de outros setores (agronegócio, mineração, industrializados etc.). Pelo Tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul, entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO), a empresa já movimentou, desde 2011, mais de 50 milhões toneladas de cargas. Do primeiro ano até 2019, o crescimento do volume é superior a 250%. Na operação portuária, assumida em 2014, o saldo também é relevante: mais de 30 milhões de toneladas. Além de auxiliar o escoamento do agronegócio (soja, milho e farelo), a operação maranhense faz o transbordo de celulose, gusa, manganês, combustível e escória.

Oficina e frota ferroviária reforçam potencial local

Inaugurada pela VLI em 2018, a primeira oficina da Ferrovia Norte-Sul, localizada em Imperatriz, evidencia o compromisso da companhia com o estado e o potencial de longo prazo do corredor que conecta o interior do país ao litoral maranhense. O espaço é fruto de um aporte de R$ 230 milhões e vem sendo essencial para suportar o crescimento da frota.

O número de locomotivas no trecho saltou de 12 em 2011 para 80 em 2020 e os vagões somavam cerca de 450 no primeiro ano e já são mais de 2.900.

“Nossa proposta de gerar valor para os nossos clientes, a integração de modais, é um caminho essencial para o Brasil ganhar competitividade. A infraestrutura logística tornou-se um tema de interesse nacional e prevemos contribuir cada vez mais conectando produtos e mercados. Em dez anos, já transformamos a logística do Brasil e esperamos fazer mais nos próximos anos. Estamos empenhados em novas parcerias e em inovar para seguir aprimorando o setor e auxiliando a economia nacional”, aponta Ernesto Pousada, presidente da VLI.

Grupo Potiguar faz doações de cestas básicas para Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz


     A Potiguar foi uma das empresas que colaboraram com a Coordenação Municipal de Saúde Mental da Prefeitura de Imperatriz nesse final de ano. A empresa doou cestas básicas que foram repassadas a pessoas acometidas por transtornos mentais e sofrimento psíquico atendidas pelo órgão. No último dia 16 de dezembro foi realizada uma confraternização natalina e durante esse evento foram entregues as cestas básicas aos usuários desse programa. 

O Gerente Regional da Potiguar Imperatriz, Reginaldo Gonçalves, reforçou a missão social da Potiguar: “Nossa empresa é sempre sensível às demandas sociais da comunidade e foi com satisfação que demos a nossa colaboração para que as pessoas atendidas pela Coordenação de Saúde Mental da Prefeitura possam ter um Natal mais farto e feliz com suas respectivas famílias”, disse ele. 

A entrega das doações foi feita pela assistente de marketing da Potiguar, Vanderléa Pereira de Sousa, e foram recebidas na sede da Secretaria pela Coordenadora Municipal de Saúde Mental da Prefeitura de Imperatriz, Kátia Oliveira Carvalho, e pelo Coordenador do CAPS III Renascer, Francisco da Silva. 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Compra segura: como evitar riscos e fraudes em transações de compra e venda de veículos usados

 


A compra de um carro usado pode trazer junto com a transação riscos para quem compra e também para as instituições que financiam os veículos. Inúmeras irregularidades, tentativas de fraudes e até mesmo adulterações envolvendo chassis, carros roubados e problemas documentais, podem trazer insegurança para o setor. Especialistas dessa área afirmam que garantir uma compra segura é um dos principais objetivos de quem trabalha com o mercado de compra e venda de veículos usados.

De acordo com o superintendente de Engenharia de Produtos da Tecnobank, Isaac Ferreira, é possível evitar fraudes e prejuízos para todas as partes se, no momento da compra, forem tomados alguns cuidados. "A verificação detalhada do veículo e de sua documentação deve cumprir um passo a passo que hoje em dia é possível de ser facilmente realizado com a ajuda da tecnologia", destaca Ferreira. A Tecnobank lançou recentemente uma ferramenta 100% baseada em dados estatísticos, chamada MaxReport, que realiza um raio-x do veículo por meio de vários recursos, como consulta da placa, decodificação, laudo veicular, informações de leilão e avaliação de garantia. 

Segundo Ferreira, esses recursos geram indicadores de risco. A avaliação de garantia aponta, por exemplo restrições judiciais, como bloqueio do veículo pela justiça, restrições financeiras, quando o carro já possui uma alienação por outra instituição financeira, indicações de furto, roubo e até mesmo qual percentual de valor do  veículo está comprometido com multas. O decodificador permite identificar fraudes no chassi do veículo, porque analisa os 17 caracteres alfanuméricos de um chassi, isto é, o “código genético” do veículo, o que impede ou inibe, por exemplo, uma prática bastante comum que é a tentativa de alteração do modelo do carro, a fim de elevar seu valor perante a financiadora.

Diante de uma realidade de mercado sujeita a tantas influências, soluções dessa natureza, que previnem fraudes e fazem a gestão de riscos, garantindo a transparência e segurança das transações é o que vai garantir o futuro dos negócios. "Hoje em dia, a quantidade de irregularidades e práticas ilícitas neste mercado é enorme e sem o apoio da tecnologia é muito difícil manter a transparência e garantir a lisura das transações. Assim como quem compra quer ter a certeza de que está realizando um negócio seguro, quem financia também precisa estar certo disso, afinal o veículo é a garantia que a instituição possui de que terá o dinheiro emprestado de volta", completa. 

Equatorial Maranhão dá dicas de como economizar energia com a mudança da bandeira tarifária



Desde maio deste ano, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro em virtude da pandemia do novo coronavírus, No entanto, com a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia, a diretoria da agência reativou a sistemática de acionamento das Bandeiras Tarifárias, aplicando a bandeira vermelha patamar 2 no mês de dezembro de 2020, com custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts-hora consumidos (adicionados de impostos e encargos).  

Dessa forma, é importante ter hábitos que colaborem para a economia de energia. Veja algumas dicas que contribuem para a redução do valor da conta de energia: 

  • Evite deixar aparelhos em stand-by. Aparelhos que permanecem nesse modo consomem mais energia do que se imagina. Por isso, sempre desligue da tomada todos os aparelhos que não estiverem sendo usados; 
  • Evite colocar o celular para carregar a noite.  Normalmente, os celulares não demoram mais do que 2h pra carregar.  Dessa maneira, se você dorme em média 7 horas por dia e colocou o celular para carregar exatamente na hora de ir dormir, estará desperdiçando energia. Assim, carregue o celular no tempo correto; 
  • Aproveite a luz natural e evite deixar lâmpadas acesas durante o dia, principalmente na área externa da casa. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que não estiverem sendo utilizados; 
  • Para quem tem ar condicionado, a dica é colocar a temperatura em 23 graus. Dessa forma o compressor irá consumir menos energia e o conforto será mantido. Outra dica é fazer o uso do aparelho intercalado com o ventilador em dias menos quentes, pois ventiladores consomem menos energia; 
  • A geladeira se torna um dos equipamentos que mais consomem energia elétrica por conta do “abre e fecha” ao longo do dia. Então para evitar o desperdício de energia, basta deixar um litro com água e gelo fora da geladeira. Assim, você evita abrir a geladeira toda hora para beber água, economiza energia e ainda conserva a borracha de vedação da sua geladeira por mais tempo. 

 

Mudanças de hábitos envolvem coisas muito simples e quando você menos perceber, já vai fazer parte da sua rotina diária. O importante é que todos compartilhem do mesmo objetivo, que é economizar.      

Natal "instagramável" Potiguar


 

Os espaços "instagramáveis" vieram para ficar. E são todos aqueles cenários, permanentes ou temporários, que por serem bonitos, inusitados ou criativos acabam atraindo milhares de fotos e cliques.

 

Por aqui o Grupo Potiguar está com uma ação em sua loja de Imperatriz localizada no bairro do Coco Grande (BR – 010, Km 252) que já faz sucesso entre os clientes, disseminando ainda mais o espírito natalino entre todos.

 

Trata-se de um cenário que tem o simpático mascote Potiboy caraterizado de Papai Noel puxando um saco de presentes, com espaço para as pessoas interagirem na cena. São pequenos detalhes como esse que levam humanização ao varejo, e contribuem para criar o tão desejado “vínculo emocional” entre as pessoas e as marcas. Tem cliente já aproveitando esse cenário para fazer fotos em família e transformar a imagem no cartão de natal virtual desse ano.

 

E por falar em Natal, a Potiguar está com a campanha “Boa Casa, Boas Festas – Renove as Esperanças e também a sua Casa”. Como esse ano, por medida de segurança, as festas de Natal e Ano Novo devem ser mais intimistas, somente em família e dentro de casa, nada melhor que aproveitar as promoções para renovar o ambiente. Uma simples pintura ou aplicação de papel de parede; um quadro novo ou um toque de cor com almofadas coloridas já garante um ar mais festivo e que segundo psicólogos, é super importante para influenciar as emoções. A casa pode e deve estar limpa, organizada e bem decorada para celebrar um ano difícil que foi vencido e aumentar as esperanças e a força para um 2021 que está chegando. Fica a dica!


Para Flávio Dino, Governo deve comprar múltiplas vacinas, inclusive a do Butantan

 


Em suas redes sociais, o governador do Maranhão Flávio Dino, anunciou que durante reunião com o Ministro da Saúde, enfatizou sua posição para a compra de múltiplas vacinas, inclusive do Butantan, desde que observados todos os requisitos legais para a distribuição.

Dino já havia mencionado durante transmissão ao vivo nesta terça-feira (8), o Maranhão irá adquirir as vacinas que serão produzidas no Instituto Butantan e também de outros países, via OPAS

Em outro post, Flávio Dino afirmou que a decisão sobre a vacinação contra o novo coronavírus deve ser técnica. O governador reiterou que é preciso segurança e eficácia comprovada, mas também de senso de urgência, tendo como exemplo o que outros países estão fazendo.

Ainda durante transmissão, o Flávio Dino anunciou que o governo continuará observando as experiências de outros países e não descarta a compra de outras vacinas.

Para isso, Dino adiantou que ingressou ontem com ação judicial no Supremo Tribunal Federal (STF) para adquirir diretamente vacinas contra o coronavírus autorizadas por Agências sanitárias dos Estados Unidos, União Europeia, Japão e China.

De acordo com o governador, o Maranhão tem recursos para um calendário estratégico de vacinação, caso não haja Plano de Imunização Nacional.

“Vacinação é prioridade máxima, vamos realocar todos os recursos possíveis mediante a autorização do Supremo Tribunal Federal. O nosso compromisso é mantermos o trabalho firme, consistente e sério em direção a obtenção da vacinação”, disse o governador.

Simuladão ENEM Action prepara alunos de todo país para a avaliação oficial

 


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que antes seriam feitas em novembro, foram prorrogadas para o começo de 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa; e 31 de janeiro e 07 de fevereiro, na versão digital. Com este novo cenário, os alunos da rede pública de ensino, maioria entre os candidatos concluintes do ensino médio em 2020, ficaram sem uma preparação adequada para o exame. 

Pensando nisso, a faculdade Facimp se mobilizou juntamente com outras instituições de ensino superior e em parceria com a plataforma ENEM Action - cujo enfoque é oferecer materiais preparatórios para o exame em diversos formatos e sem custos aos estudantes - em prol da preparação desses jovens a fim de que eles conquistem uma boa posição e ingressem no ensino superior. No dia 13 de dezembro, o ENEM Action promoverá o Simuladão, cuja inscrição pode ser feita de forma gratuita no site: https://simuladaodoenem.com.br/ até dia 10 de dezembro, às 23h59.

A metodologia de aplicação e de correção da prova seguirá as diretrizes do Enem (TRI – Teoria da Resposta ao Item). Serão 60 questões objetivas de múltipla escolha – segmentadas igualmente entre as disciplinas de Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias – e uma Redação. A prova será feita por uma plataforma online e terá início às 13h (horário de Brasília).

Com essa iniciativa, os alunos poderão praticar seus conhecimentos de modo que se sintam mais seguros para realizar a avaliação oficial no início de 2021, além de conseguirem analisar seus pontos fortes e fracos, intensificando os estudos nas áreas que demandam mais atenção para eles.

Serviço | Simulado gratuito ENEM Action

·       Instituições participantes: Facimp, Estácio, Faci, FMF, UniFacid, UniFanor, UniFavip, UniFBV, UniMetrocamp, UniToledo e UniRuy.
·       Prazo para inscrições: 10/12 (quinta-feira), até às 23h59 (horário de Brasília)
·       Data da realização do simulado: 13/12 (domingo)
·       Horário da realização do simulado: 13h (horário de Brasília)
·       Divulgação do resultado: 18/12 (sexta-feira)

Link para inscrição: https://simuladaodoenem.com.br/

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Sistema B é tema de debate on-line e gratuito

 



Como as empresas podem contribuir para pautas fundamentais como a preservação do meio ambiente e o enfrentamento aos problemas sociais? Uma das respostas para essa pergunta é o Sistema B, um movimento global que dissemina o desenvolvimento sustentável por meio do compromisso de empresas a serem melhores para o mundo. Dentro desse sistema estão as comunidades B, que trabalham para a construção e fortalecimento do ecossistema B para uma nova economia - mais inclusiva e sustentável. Atualmente, são mais de 3,6 mil empresas que fazem parte do Sistema B, sendo 186 no Brasil e quatro empresas B, além de duas pendentes - ou seja, em seu primeiro ano de atuação - no Paraná.

O colíder da Comunidade B Paraná, Paulo Cruz Filho, explica que esse movimento reúne empresas que criam uma rede mundial focada em impacto. "Empresas com práticas incorporadas no modelo de negócio que atuam com impacto social, pensando na comunidade local, nos colaboradores e no meio ambiente. Organizações que estão interessada em entender melhor seu propósito e como fazer negócios gerando um impacto positivo, assumindo a responsabilidade pelos efeitos que elas geram e fazendo algo em relação a isso", afirma.

Quem tiver interesse em saber como fazer parte dessa comunidade, quais as vantagens para a empresa, para o meio ambiente e para a sociedade, a Facop (Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities) promove, na próxima quinta-feira, 3 de dezembro, às 11h, um encontro com Paulo Cruz Filho. O evento é gratuito e transmitido ao vivo no canal do Youtube da Facop (facop.oficial). "Falaremos sobre o Sistema B e a ferramenta que ele traz para colocar na prática tudo o que se relaciona ao impacto social das organizações”, adianta o colíder do movimento.

O encontro encerra um ano de discussões levantadas pela Facop sobre Responsabilidade Social Empresarial. Para a superintendente executiva da Facop, Cássia Almeida, “o objetivo das discussões é promover a sustentabilidade, a integridade, o compliance e os impactos na cadeia de valor sem perder o olhar para o lucro, tão necessário para as empresas. É importante reconhecer que os negócios têm impacto na sociedade, no meio ambiente e em toda a cadeia em que estão inseridos, assim como nos resultados financeiros e na própria perenidade. Por exemplo, empresas que adotam as práticas de desenvolvimento sustentável precisam exigir que seus fornecedores também o façam, caso contrário seu resultado final de entrega ao cliente não estará de acordo com a postura que pregam”.

Serviço

Encontro Facop sobre Responsabilidade Social Empresarial: Sistema B, com Paulo Cruz Filho

3 de dezembro de 2020, às 11h, no Youtube da Facop (facop.oficial)

Evento on-line e gratuito

Primeira feira cidadã da Lagoa Verde acontece neste sábado, 5

 

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, realiza neste sábado, 05, a primeira Feira Cidadã da Lagoa Verde.

Ação será fixa no povoado todos os sábados a cada quinze dias e disponibilizará para a comunidade produtos de artesanato, vestuário, alimentação, hortifrúti, cosméticos, produtos naturais, entre outros.

O projeto contará com 25 vendedores locais que estarão comercializando seus produtos de forma ordenada, cada um em sua barraca disponibilizada pela Prefeitura. Iniciativa seguirá todos os protocolos de segurança para a não proliferação da Covid-19.

O secretário Wilson Filho, explica que o objetivo da feira é gerar renda e emprego aos pequenos empreendedores locais.

“Nós sabemos o quanto é difícil começar, ter um local bom, agradável para a venda de qualquer produto, e a Sedec juntamente com outros órgãos parceiros está possibilitando que a população tenha esse incentivo e oportunidade”, destaca.

Ainda de acordo com o secretário, todos os feirantes são moradores da Lagoa Verde, e passaram por capacitação em áreas como manipulação de alimentos, atendimento, empreendedorismo e acesso ao crédito. A Feira ocorre na praça JK, a partir das 18h e vai até às 22h.

Pepernoten: o biscoito que inunda a Holanda próximo ao Natal

 



O início de dezembro marca um período muito especial para a cultura holandesa. A celebração Sinterklaas (São Nicolau), que começa em novembro, dura semanas e termina na Pakjesavond, dia 5 de dezembro, com a noite dos presentes, marca o final de ano holandês. O auge dessa celebração é marcado pela presença do Sint, que, vestido de vermelho, com seu cavalo branco chamado de Amerigo, visita as criancinhas comportadas para deixar um presente.

Para dar início à mais importante tradição holandesa, São Nicolau chega ao país em um navio a vapor vindo da Espanha. A celebração exige uma grande preparação, pois o Sint é recebido no porto e, acompanhado de seus Pieten, vai até uma cidade na Holanda, anteriormente escolhida. O evento é nacional e atrai multidões, sendo televisionado ao vivo.

Sint é recebido pelo prefeito da cidade e, durante um desfile pelo local, os Zwarte Pieten distribuem biscoitinhos e um mix de docinhos típicos da época para as crianças. Ao longo de todo o período da festividade, os Pieten distribuem todas as noites schoencadeautjes, que são os “presentinhos do sapato” nas casas.

O Natal, como os brasileiros conhecem, também é comemorado na Holanda. Porém, depois de tanta festividade, a data tem uma conotação mais espiritual e familiar.

Da Holanda para o Brasil

Moradora de Arapoti, região em que a cultura holandesa predomina, Femmy de Groot afirma que a comemoração da data se mantém em sua casa até os dias de hoje. “Nós comemoramos sempre o dia 5 de dezembro, aniversário de Sinterklaas. Nesse dia, crianças menores ganham presentes e os adultos preparam os pepernoten em suas próprias casas”, diz.

“Os pepernoten, também conhecidos como kruidnoten, são bolachas pequenas feitas com um pouco de pimenta, servidas no período anterior e durante as celebrações de Sinterklaas na Holanda, assim como em outros lugares onde a festa típica acontece, como nas colônias holandesas”, conta a coordenadora da Associação Cultural Brasil Holanda, Marina van der Vinne. A denominação Pepernoten pode ser traduzida como "noz apimentada", a palavra 'peper' significa pimenta, porque algumas receitas usam esse ingrediente, mas a maioria usa principalmente especiarias conhecidas como ‘speculaaskruiden’. Os pepernoten têm um tamanho parecido com uma noz ('noot' significa noz em neerlandês).

“Com o passar do tempo, a receita foi ganhando adaptações, de acordo com os gostos e ingredientes utilizados por cada família”, comenta Cleonir Vitorio Ongaratto, coordenador de negócios do moinho da Herança Holandesa que tem uma receita tradicional do pepernoten, para quem quiser experimentar fazer em casa.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo Herança Holandesa 
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de cravo em pó
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 colher de pimenta
  • 2 colheres de manteiga
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 50 gramas de schenkstroop- pode ser substituído por melado
  • 1 colher de sal

Modo de preparo:

Misture a farinha, o fermento e as especiarias numa tigela. Em uma panela, derreta a manteiga com o açúcar mascavo, o mel e o sal, e mexa até que a manteiga esteja derretida e bem incorporada.

Junte a mistura de farinha com a manteiga derretida e mexa bem até formar uma massa macia. Deixe esfriar num lugar fresco por 2 horas. 

Pré-aqueça o forno em 180 °C. Faça rolos com a massa de 0,5 cm de espessura e fatie, produzindo os mini cookies.

Distribua-os numa forma forrada com papel manteiga e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, posicionando a forma no meio do forno. Tire do forno e deixe-os esfriar sobre uma grade.

Potiguar lança promoção em parceria com a Suvinil


 

O Grupo Potiguar em parceria com a marca de tintas Suvinil lançou uma promoção para premiar clientes que fizerem compras até o dia 16 de janeiro. A campanha “Pinta Que Dá Sorte” é válida para clientes de todas as lojas Potiguar de São Luís e Imperatriz e vai sortear 20 mil em prêmios.

 

Cada R$ 350,00 em compras de produtos Suvinil dá direito a um cupom. No dia 18 de janeiro será realizado o sorteio. No total serão sorteados quatro vale compras, cada um no valor de R$ 5.000,00; para uso exclusivo em compras nas lojas Potiguar participantes da promoção, no prazo de 180 dias contados do seu recebimentoEis a oportunidade de dar aquela renovada na cada para o fim de ano e ainda com chances de lucrar. A loja Potiguar Imperatriz está localizada na Rodovia BR-010, Km 252 - Coco Grande (entrada da Vila Cafeteira).

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Iniciada modernização da iluminação pública do anel viário de Imperatriz


 

A modernização do sistema de iluminação pública do anel viário de Imperatriz,  Avenida quase concluída pela atual gestão municipal, que liga à BR-010 a Avenida Pedro Neiva de Santana, começou a ser realizada nesta segunda-feira, 23. Obra é realizada Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra.

A nova via possui 2.250 metros, e passa pelos bairros Jardim Pérola, Vila Machado, Vila Zenira, Jardim das Oliveiras e, ainda, facilitará o acesso ao novo residencial JK, com mil novas unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

“Nessa primeira etapa do projeto de modernização da iluminação pública do anel viário autorizado pelo prefeito Assis Ramos serão instaladas 70 novas luminárias, substituindo antigas lâmpadas de vapor de sódio pelas modernas, econômicas e eficientes luminárias de LED”, explica o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho.

Segundo ele, os trabalhos de modernização do sistema de iluminação foram iniciados no sentido da BR-010 ao Jardim das Oliveiras, e prosseguem durante esta semana em toda extensão da Avenida Jackson, transformando-a em novo cartão postal de Imperatriz. “Medida visa desafogar o trânsito, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros beneficiados com a obra de drenagem e pavimentação asfáltica”, frisa.

O prefeito Assis Ramos, durante vistoria realizada nessa segunda-feira, disse que a expectativa é que a obra seja oficialmente inaugurada na próxima sexta-feira, dia 04 de dezembro, inclusive com a presença de deputados, senador e representantes da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba, Codevasf 

A construção do anel viário é uma luta do prefeito Assis Ramos que viabilizou os recursos junto ao deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA). A obra está orçada em R$ 3.820.000,00, e o projeto básico foi elaborado pela equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, da Prefeitura de Imperatriz.

Expectativa de vida das mulheres continua acima da dos homens, diz IBGE


 No aumento de três meses na expectativa de vida ao nascer do brasileiro em 2019, a composição entre homens e mulheres manteve a tendência histórica. A expectativa de vida ao nascer das mulheres foi maior, de 80,1 anos, ante 73,1 anos dos homens. Os dados são da Tábua Completa de Mortalidade de 2019, divulgada nesta quinta-feira, 26, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dados preliminares, publicados no Diário Oficial da União (DOU), revelaram que a expectativa de vida ao nascer do brasileiro ficou em 76,6 anos ano passado, ante 76,3 anos em 2018.

Historicamente, a diferença de expectativa de vida ao nascer entre mulheres e homens é explicada pela violência, já que eles têm mais chances de morrer de causas externas não naturais do que elas.

Em 2019, um homem de 20 anos tinha 4,6 vezes mais chance de não chegar aos 25 anos do que uma mulher da mesma faixa etária, segundo o IBGE. A maior diferença está na faixa etária entre 15 e 34 anos. A partir dos 45 anos de idade, a “sobremortalidade masculina” fica abaixo de 2,0 vezes.

“Este fenômeno pode ser explicado pela maior incidência dos óbitos por causas externas ou não naturais, que atingem com maior intensidade a população masculina”, diz a nota divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE, que relaciona o impacto negativo da violência com a urbanização. “A partir de meados dos anos 1980, as mortes associadas às causas externas ou não naturais, que incluem os homicídios, suicídios, acidentes e afogamentos, passaram a desempenhar um papel de destaque, de forma negativa, sobre a estrutura por idade das taxas de mortalidade, particularmente dos adultos jovens do sexo masculino”, diz outro trecho da nota.

Assim como em 2018, a maior expectativa de vida foi verificada em Santa Catarina (79,9 anos), com 3,3 anos acima da média nacional. A menor foi registrada no Maranhão (71,4 anos).

Na média nacional, a expectativa de vida de 76,6 anos foi 31,1 anos superior à registrada em 1940. Segundo o IBGE, em 1940, um indivíduo que completasse 50 anos de idade tinha uma expectativa de vida de mais 19,1 anos, vivendo em média 69,1 anos. Em 2019, uma pessoa de 50 anos tinha uma expectativa de vida de mais 30,8 anos, esperando viver em média até 80,8 anos, 11,8 anos a mais do que em 1940.

Se, por um lado, aumenta a diferença de expectativa de vida entre homens e mulheres, a urbanização contribuiu para melhorar as condições sanitárias de vida, segundo o IBGE. “Em 1940, 68,8% da população viviam em áreas rurais, onde as condições sanitárias eram mais precárias e a mortalidade era elevada no grupo de adultos jovens para os dois sexos indistintamente”, diz a nota do órgão.

Consequentemente, a longevidade dos brasileiros também vem aumentando ano a ano. Em 1940, um indivíduo que completasse 65 anos esperaria viver em média mais 10,6 anos (no caso dos homens, seriam 9,3 anos, e das mulheres, 11,5 anos). Em 2019, esses valores passaram a ser de 18,9 anos para ambos os sexos (17,2 anos para homens e 20,4 anos para as mulheres).

Assim, em 2019, as expectativas de vida ao atingir 80 anos foram de 10,5 para mulheres e de 8,7 anos para os homens. Em 1940, conforme o IBGE, esses valores eram de 4,5 anos para as mulheres e 4,0 anos para os homens. Em 1940, 2,4% da população total tinham 65 anos ou mais. Em 2019, os brasileiros acima de 65 anos representavam 9,5% do total.

Mortalidade infantil

A Tábua Completa de Mortalidade de 2019 revelou também mais uma queda na mortalidade infantil, medida pela taxa de óbitos de menores de 5 anos por mil nascidos vivos. Em 2019, a taxa foi de 14,0 por mil, ante 14,4 por mil em 2018.

Segundo o IBGE, das crianças que vieram a falecer antes de completar 5 anos de idade, 85,6% teriam a chance de morrer ainda no primeiro ano de vida e 14,4%, de vir a falecer entre 1 e 4 anos de idade. Quando se considera a taxa de óbitos de menores de 1 ano por mil nascidos vivos, a mortalidade infantil de 2019 ficou em 11,9 por mil.

Entre 1940 e 2019 a mortalidade infantil apresentou um declínio da ordem de 91,9%, informou o IBGE. Em 1940, a taxa de mortalidade na infância (até 5 anos) era de aproximadamente 212,1 óbitos para cada mil nascidos vivos, ante os 14,0 por mil de 2019.

Apesar da forte queda ao longo dos anos, a taxa de mortalidade infantil do Brasil ainda está longe do verificado nos mais países desenvolvidos, conforme o IBGE. Japão e Finlândia, por exemplo, registraram taxas abaixo de 2 por mil (até 1 ano de idade) para o período de 2015-2020. Na China, a taxa de mortalidade infantil até 1 ano é de 9,9 mil, enquanto nos países da África Ocidental e Central estão em torno de 90 por mil, segundo comparações feitas pelo IBGE.

Entre os Estados brasileiros, a menor taxa de mortalidade infantil em 2019, assim como em 2018, foi verificada no Espírito Santo, com 7,8 óbitos de menores de 1 ano para cada mil nascidos vivos, ante a média nacional de 11,9 por mil. A maior foi, mais uma vez, a do Amapá, com 22,6 por mil.

*MA10, Com informações do Estadão Conteúdo

Prefeitura lança programação do aniversário de Imperatriz

  Os 172 anos de Imperatriz serão comemorados com uma vasta programação realizada pela Prefeitura, durante os dias 15 e 16 de julho deste an...